Início / Por assunto: Graça

Por assunto: Graça

Existe amor no Antigo Testamento!

hebreus-34921

Por Marcelo Maia Há um erro comum entre aqueles que leem a Bíblia preconceituosamente ou superficialmente e quando o assunto é o amor: pensar que Deus se torna amoroso ao passarmos do Antigo Testamento (AT) para o Novo Testamento (NT). Ou seja, enquanto o AT fala de ira e juízo, …

Leia mais »

A história da Salvação – Parte 1

Por Marcelo Maia Como Deus age para nos salvar? O evento que se apresenta como paradigma de salvação no Antigo Testamento é o livramento dos israelitas da escravidão egípcia, a primeira páscoa. Vamos recuar na história cerca de 1500 anos, antes dos eventos decisivos da encarnação/paixão/ressurreição do nosso Senhor e Salvador. …

Leia mais »

Orando para a glória de Deus – Parte III: Alegria

Por Marcelo Maia Alegria é uma daquelas virtudes cristãs que tem sido muito mal entendida em nosso tempo. Confundimos o fruto gracioso produzido pelo Espírito com uma euforia quase carnal ou com uma mascarada face sorridente que expomos aos que estão à nossa volta. Confundimos a busca da alegria genuinamente …

Leia mais »

A difícil doutrina da reprovação de Deus – Parte 3: duas objeções comuns

doutrina-reprovacao

Por James Boice (confira as partes 1 e 2 do artigo) A resposta para a pergunta da teodiceia reside nos pontos recém-demonstrados, mas nossas mentes ainda estão cheias de objeções. Duas objeções são particularmente comuns: [symple_icon icon=”fa-arrow-circle-right” size=”normal” fade_in=”false” float=”left” color=”#fff” background=”#000″ border_radius=”99px” url=”” url_title=””]1. Deus não deveria demonstrar misericórdia …

Leia mais »

A difícil doutrina da reprovação de Deus – Parte 1

doutrina-reprovacao

Aqui, temos de pensar sobre a difícil doutrina da reprovação, o ensinamento de que Deus rejeita ou repudia algumas pessoas para a condenação eterna de uma maneira paralela, mas oposta à sua ordenação de outros para a salvação. Temos de pensar aqui sobre isso porque o assunto é trazido à …

Leia mais »

Legalismo X Liberdade – Parte I: A ameaça do legalismo

Legalismo

Por Sam Storms A palavra “liberdade” tem uma variedade de sentidos para várias pessoas. Para alguém que está preso, significa sair da cadeia cedo. Para um cidadão iraquiano, significa um governo democrático nas próximas eleições. Para o dono de uma pequena empresa, o significado pode ser em termos econômicos. Para …

Leia mais »