Início / Artigos / Usando a clara Palavra de Deus

Usando a clara Palavra de Deus

Quais são as maneiras pelas quais podemos fazer um bom uso da Palavra de Deus? Podemos usá-la com nossos filhos. Tão logo consigam entender qualquer vocábulo, podem começar a compreender as palavras verdadeiras de Deus, e Ele usará essas palavras para fazê-los crescer no conhecimento do seu Filho.

Devido à clareza da Bíblia, podemos usá-la no ministério, começando com o evangelismo. Não precisamos usar nossas próprias palavras supostamente mais simples para explicar a fé cristã; podemos usar as próprias palavras de Deus, que têm o poder de levar as pessoas à fé salvadora. Podemos usar a Palavra de Deus em nosso ensino e nossa pregação. Não precisamos passar todo o nosso tempo contando histórias ou compartilhando nossas experiências espirituais. A Bíblia é suficientemente clara para o povo de Deus compreendê-la. Ela também é suficientemente clara para ser usada para a teologia sistemática. Na verdade, sem a doutrina da perspicuidade das Escrituras, não teríamos qualquer doutrina. Ela é essencial a todas as outras porque, a menos que a Bíblia seja clara, não podemos fazer qualquer teologia.

A Bíblia é igualmente clara sobre os desafios éticos da nossa sociedade. Ela é clara sobre a santidade da vida — que o aborto é tirar uma vida humana. Ela é clara sobre as relações entre os gêneros — que, na sabedoria de Deus, homens e mulheres têm plena igualdade e complementaridade divinamente ordenada. Ela é clara sobre adultério e homossexualidade — que a única pura expressão de intimidade sexual é compartilhada entre um homem e uma mulher unidos em uma aliança de amor vitalícia. A Bíblia é clara em como cuidar dos pobres, fazer guerra com justiça, administrar piedosamente os nossos bens e todas as demais coisas da vida.

A grande utilidade da Bíblia se deve à sua grande clareza. Deus deixará isso evidente para nós ao confiarmos nele para termos maior clareza. O Salmo 119.18 é uma oração que Deus gosta de responder, por meio do poder do seu Espírito Santo: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.” À luz da vinda de Cristo, podemos parafrasear esse versículo e dizer: “Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas do teu Evangelho.”

Que diferença faz a Palavra de Deus quando nossos olhos são abertos e vemos nitidamente o que ela diz de modo tão claro. Uma missionária visitou um homem e sua esposa em um país remoto da Ásia central. O homem vinha estudando inglês e, a certa altura, pediu calmamente uma Bíblia a um de seus colegas da classe. Ele não ia à igreja ou participava de estudo bíblico. Ele simplesmente lia a Bíblia por conta própria e, enquanto fazia sua leitura, dizia em seu coração: “Isso é vida! Isso é verdade!”

A esposa do homem observou que ele estava lendo a Bíblia, mas sua cultura era tão hostil ao Cristianismo que isso não era algo que eles podiam discutir abertamente, mas devia ser conservado em segredo. A mulher estava curiosa, e assim, ela secretamente saiu e comprou a sua própria Bíblia no mercado clandestino. Quando trouxe a Bíblia para casa e começou a lê-la, ela disse em seu coração: “Isso é vida! Isso é verdade!”

Durante meses, o homem e sua esposa não discutiram o que estavam aprendendo da Bíblia. Mas, finalmente, compartilharam um com o outro a sua fé em Jesus. A diferença em suas vidas foi drástica. Em vez de discutir o tempo todo, eles começaram a cantar juntos — algo que ninguém da sua comunidade jamais fizera. Sem qualquer estudo bíblico formal, eles começaram a pôr em prática o que estavam lendo. A Palavra de Deus lhes ensinou a ver as necessidades dos pobres. Eles reuniram algumas das mulheres mais idosas da sua comunidade e lhes ensinaram como limpar e consertar sandálias velhas. Enquanto trabalhavam com essas mulheres, eles começaram a compartilhar o Evangelho e a maioria delas veio a ter fé em Cristo. Depois, eles viram adolescentes sem oportunidade na vida e abriram um centro educacional, onde hoje oferecem não apenas ensino, mas também oração e instrução espiritual.

Devido à sua fé em Cristo, o homem e sua esposa são frequentemente ameaçados por seus vizinhos e pelas autoridades locais. Mas eles continuam a servir ao Senhor. E fazem isso porque a Palavra é clara para eles acerca de Deus, da salvação e de amar ao próximo em nome de Jesus Cristo. Ao deixar a casa do casal, a missionária pôde ouvir suas vozes seguindo-a pela rua, cantando louvores ao seu Deus.

Devemos considerar o que a clara Palavra de Deus está fazendo em nossas próprias vidas. Ela está nos alegrando na verdade? Está nos dando amor por nossa família? Está promovendo amor pelos pobres? Está colocando uma canção em nossas vidas? A Bíblia deve estar fazendo todas essas coisas por nós, em nós e por meio de nós. Como Pedro testificou, temos uma clara e certa Palavra de Deus “e [faremos] bem se a ela [prestarmos] atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no [nosso] coração” (2 Pe 1.19).

Trecho do livro “Firme Fundamento: A Inerrante Palavra de Deus em um Mundo Errante”. Além de Philip Ryken, a obra apresenta sermões de outros pregadores reformados sobre a inerrância bíblica. Saiba mais.

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …