Início / Artigos / Tempo, uma curta reflexão

Tempo, uma curta reflexão

Infinity-Time1Muito se tem escrito sobre a TIRANIA DO TEMPO. Vivemos escravos de prazos, horários marcados, compromissos inadiáveis, hora de chegar e hora de partir… Somos realmente criaturas complicadas, exímias na arte da complicação. Nos enredamos nos próprios fios que tecemos. Como complicados que somos, nos aventuramos no campo das invenções com o fim de facilitar ou descomplicar. Nessa aventura, inventamos umas coisas boas e outras não tão boas assim. Entre estas últimas, inventamos uma maneira de racionalizar o tempo, de contar o que deveria ser incontável, de fracionar o infracionável, de mensurar o imensurável.

Os gregos, dados ao pensamento e à reflexão, saíram na frente e nunca mais foram alcançados. Possivelmente, antevendo que a humanidade seria massacrada por sua incurável mania de medir tudo, definiram tempo com duas palavras. Uma para o tempo que cabe no calendário e no relógio (chronos) e outra para o tempo incontrolável, desconhecido, imanipulável (kairós). Que grande saída! Na língua portuguesa, infelizmente, tudo é tempo. Temos tantas palavras originadas da língua grega, mas a palavra tempo, ficou sozinha para definir tanto chronosquanto kairós. É por isso que quando digo às minhas ovelhas que Deus tem um tempo determinado para todo propósito, geralmente elas são levadas a pensar em termos de chronos, e perguntam: Quando? Quanto resta? Qual dia, mês ou ano? E sofrem. E se decepcionam. E algumas chegam a perder a fé.

Deus não fala usando chronos como sua plataforma. Ele fala sob a perspectiva dekairós, um tempo desconhecido e incontrolável pelos homens. Pode acreditar, há um tempo, uma era, uma época, um simples momento, em que tudo fará sentido. Um tempo em que as promessas serão melhor compreendidas, melhor assimiladas e serão cumpridas. Nesse tempo, a favor ou contra nada podemos fazer, provaremos o doce sabor do cumprimento integral da vontade daquele que nos chamou das trevas para a sua gloriosa luz. Mas, como é difícil viver kairóssem a influência tirânica do chronos! Que Deus nos ajude e não nos deixe ficar perturbados diante das rugas, dos cabelos brancos e do aparente silêncio dos céus.

Solus Christus!

Pr. Weber

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …