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Relação de obras sobre educação cristã

Segue abaixo transcrito artigo publicado na revista FIDES REFORMATA XIII, Nº 2 (2008): 191-201 que traz uma “Relação de obras sobre educação cristã”, de autoria de Fabiano Oliveira, Mauro Meister e Solano Portela:

Esta lista reúne várias obras publicadas no formato de livros, artigos, teses e dissertações na língua portuguesa que podem servir como referencial para os educadores brasileiros. A lista não é exaustiva, porém abrangente. Arrolamos obras sobre educação cristã tanto no campo escolar quanto eclesiástico, mas com ênfase no primeiro. As obras estão divididas em seções por temas. Certamente, algumas obras poderiam estar em mais de uma seção ou mesmo em uma seção mais específica, mas cremos que a divisão aqui presente nos dá uma boa visão e percepção dos materiais auxiliares na concepção da educação cristã, assim como um panorama razoável do que já foi publicado na área. A elaboração da bibliografia abaixo contou com a ajuda de vários pesquisadores do tema, a quem somos gratos. Cada seção tem uma breve introdução.

Nesta seção encontram-se obras específicas para a fundamentação bíblica, filosófica, pedagógica e psicológica da educação cristã. A primeira série de livros, Fundamentos, está especificada também por capítulos por serem livros com vários autores e servirem como base para o desenvolvimento da pedagogia cristã. Outros livros da seção ajudam o educador com o desenvolvimento de vários temas pertinentes à concepção de um projeto político-pedagógico coerente com uma pedagogia cristã.

Vários autores. Fundamentos bíblicos e filosóficos da educação. São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:

1. SPEARS, Paul. Introdução à filosofia.

2. LAYMAN, Jack. História da filosofia da educação.

3. LAYMAN, Jack. Filosofias educacionais modernas.

4. PORTELA, Solano. Construtivismo no cenário brasileiro.

5. GANGEL, Kenneth O. Fundamentos bíblicos da educação.

6. EDLIN, Richard J. Princípios e valores centrais em uma filosofia cristã de educação.

Vários autores. Fundamentos da psicologia da educação. São Paulo: ACSI, 2004. Capítulos:

1. STRONKS, Glória Goris. A essência do aprendiz.

2. BODE, Barbara. A essência da aprendizagem.

3. BASSET, W. Philip; BAUMANN, Eddie K. Metodologias de ensino.

4. BLACK, Ellen Lowrie. O professor.

Vários autores. Fundamentos pedagógicos. São Paulo: ACSI, 2005. Capítulos:

1. MACCULLOUGH, Marti. Filosofia educacional.

2. BRUMMELEN, Harro Van. O desenvolvimento do currículo.

3. HEATON, Timothy L.; COON, Brian. A avaliação na escola cristã: filosofia e prática.

4. UECKER, Milton V. O desenvolvimento da moralidade e do caráter.

5. HADDOCK, Jerry L. Disciplina: filosofia e prática.

6. BERRY, Sharon R. Alunos excepcionais em escolas cristãs.

7. BRALEY, James W. Preparando nossos alunos para viver no mundo.

BORGES, Inez Augusto. A influência da educação cristã na formação da personalidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000.

________________. Educação e personalidade: a dimensão sócio-histórica da educação cristã. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.

________________. Confessionalidade e construção ética na universidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.

DOWNS, Perry G. Introdução à educação cristã: ensino e crescimento. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.

GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de ensino para o educador cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

HAYCOCK, Ruth C. Enciclopédica das verdades bíblicas: fundamentação para o currículo escolar cristão. São Paulo: ACSI, 2005.

HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1991.

MACCULLOUGH, Martha E. Como desenvolver um modelo de ensino para a integração da cosmovisão bíblica. São Paulo: ACSI, 2005.

MEISTER, Mauro F. et al. Como organizar e manter uma escola cristã. São Paulo: ACSI, 2009 (livro no prelo na data de publicação desta bibliografia).

PORTELA NETO, Francisco Solano. Educação cristã. São Paulo: Fiel, 1988.

SANTOS, Cássio Miranda dos. Ensinar, verbo transitivo. Belo Horizonte: Editora Betânia, 2001.

WILKINSON, Bruce. As 7 leis do aprendizado. Belo Horizonte: Editora Betânia, 1996.

Esta seção traz alguns livros de caráter prático para o uso em sala de aula, incluindo material didático, material de ensino religioso e material com ideias práticas. Obras destinadas a professores.

BERRY, Sharon R. 100 ideias que funcionam: disciplina na sala de aula. São Paulo: ACSI, 2001.

BLACK, Jan; SMART, Pat. Série Fundamentos do Caráter. Livro 1: Primeiros passos. Livro 2: Fazendo o que é certo! São Paulo: ACSI, 2007. (Os demais livros, até o 5º ano, estão em preparação.)

Coleção Crer e Ser. Material de Ensino Religioso e Ética. Educação Infantil, Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e Ensino Fundamental 6º ao 9º ano. São Paulo: Associação Nacional de Escolas Presbiterianas e Cultura Cristã, 2009.

GIBBS, Ollie E.; HADDOCK, Jerry L. Sala de aula, disciplina e gestão: um guia prático para professores de escolas cristãs. São Paulo: ACSI, 2002.

FREITAS, Neli Maria. Três séries de livros divididos em As Maravilhas de Deus (Ed. Infantil, 4 e 5 anos), As Maravilhas de Deus (Fundamental 1 – 1º ao 5º ano) e A Melhor Alternativa (Fundamental 2 – 6º ao 9º ano). Goiânia: Instituto Presbiteriano de Educação, 2008.

MEISTER, Mauro F.; SILVA, Marta Franco Dias da; PORTELA NETO, Solano; SOUZA, Linda Thompson de; BALDACCI, Telma (Orgs.). Organização e desenvolvimento de uma escola cristã. Associação Internacional de Escolas Cristãs, 2009.

MERKE, David; FRANÇA, Paulo. 101 ideias criativas para professores. São Paulo: Editora Hagnos, 2002.

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção princípio do saber. São Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2007. Material pedagógico para a Educação Infantil compreendendo os três anos do pré-escolar. Inclui material didático regular, inglês e artes, assim como material complementar como cartazes, fantoches e musicalização.

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO. Coleção crescer em sabedoria. São Paulo: Sistema Mackenzie de Ensino, 2008. Material pedagógico para o Ensino Fundamental I nas áreas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Artes. Até o momento estão disponíveis os livros do 1º ao 4º ano.

Os fundamentos de qualquer disciplina somente são compreendidos na sua completude quando conhecemos a sua história. Esta seção traz algumas obras fundamentais para entendermos como chegamos ao presente momento na educação cristã. Olhando para a história, aprendemos com o que outros já passaram, somos estimulados a continuar nos labores do presente e a buscar um futuro que não repita os mesmos erros. Olhar para a história nos ajuda a perceber os maravilhosos caminhos da providência de Deus no desenvolvimento da educação cristã.

CAMPOS, Heber Carlos de. A “filosofia educacional” de Calvino e a fundação da Academia de Genebra. Fides Reformata 5:1 (2000): 41-56.

COMÊNIO, João Amós. Didáctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

GREGGERSEN, Gabriele. Perspectivas para a educação cristã em João Calvino. Fides Reformata 7:2 (2002): 61-84.

HACK, Osvaldo Henrique. Mackenzie College e o ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002.

HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.

HACK, Osvaldo Henrique. Raízes cristãs do Mackenzie e seu perfil confessional. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.

LOPES, Edson Pereira. A inter-relação da teologia com a pedagogia no pensamento de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.

LOPES, Edson Pereira. O conceito de teologia e pedagogia na Didática Magna de Comenius. São Paulo: Editora Mackenzie, 2003.

LUTERO, Martinho. Educação e reforma: aos conselhos de todas as cidades da Alemanha, para que criem e mantenham escolas e uma prédica para que se mandem os filhos à escola. São Leopoldo: Sinodal, 2000.

MATOS, Alderi S. O Colégio Protestante de São Paulo: um estudo de caso sobre o lugar da educação na estratégia missionária da igreja. Fides Reformata 4/2 (1999): 59-86.

MENDES, Marcel. Tempos de transição: a nacionalização do Mackenzie e sua vinculação eclesiástica (1957-1973). São Paulo: Editora Mackenzie, 2007.

NUNES, Ruy Afonso da Costa. História da educação na antiguidade cristã: o pensamento educacional dos mestres e escritores cristãos no fim do mundo antigo. São Paulo: Edusp, 1978.

STRECK, Danilo R. Educação e igrejas no Brasil. São Leopoldo e São Bernardo do Campo: Celadec, IEPG e Ciências da Religião, 1995.

VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educação: a configuração da pedagogia reformada no século XVI. São Paulo: Editora Mackenzie, 2008.

Filosofia, educação, cultura e cosmovisão são temas entrelaçados. A forma de compreensão de um deles influenciará a forma como desenvolvemos os demais. Esta seção traz algumas obras fundamentais no esclarecimento dos conceitos de cada um desses temas, assim como sua aplicação a diferentes esferas do conhecimento e da vida.

CARVALHO, G. V. R.; CUNHA, M. J. S.; LEITE, Cláudio A. C. (Orgs.). Cosmovisão cristã e transformação: espiritualidade, razão e ordem social. Viçosa: Ultimato, 2006.

COLSON, Charles W.; PEARCEY, Nancy. O cristão na cultura de hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos? 3. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

GEISLER. Norman. Fundamentos inabaláveis. São Paulo: Editora Vida, 2003.

GOMES, Davi Charles. Fides et scientia: Indo além da discussão de “fatos”. São Paulo: Fides Reformata, Vol. II, n. 2, 1997.

GOMES, Davi Charles. A suposta morte da epistemologia e o colapso do fundacionalismo clássico. São Paulo: Fides Reformata, Vol. V, n. 2, 2000.

HORTON, Michael. O cristão e a cultura. São Paulo: Cultura. Cristã, 1998.

KNIGHT, George R. Filosofia e educação: uma introdução da perspectiva cristã. Engenheiro Coelho, SP: Unapress (Centro Universitário Adventista de São Paulo), 2007.

LEWIS, C. S. Cristianismo puro e simples. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MACARTHUR, John (Org.). Pense biblicamente: recuperando a visão cristã de mundo. São Paulo: Editora Hagnos, 2005.

MORELAND, J. P.; CRAIG, William Lane. Filosofia e cosmovisão cristã. São Paulo: Vida Nova, 2008.

OLIVEIRA, Fabiano de Almeida. Reflexões críticas sobre Weltanschauung: uma análise do processo de formação e compartilhamento de cosmovisões numa perspectiva teo-referente. São Paulo: Fides Reformata, Vol. XIII, n. 1, 2008.

PALMER, Michael D. (Org.). Panorama do pensamento cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta: libertando o cristianismo de seu cativeiro cultural. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

PLANTINGA, Cornelius. O crente no mundo de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

PORTELA NETO, Francisco Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos? Uma avaliação teológica preliminar de Jean Piaget e do construtivismo. São Paulo: Fides Reformata, Vol. V, n. 1, 2000.

SIRE, James. O universo ao lado: um catálogo de cosmovisões. São Paulo: Editorial Press, 2001.

STOTT, John R. W. Crer é também pensar. São Paulo: A.B.U., 1984.

VEITH, Gene Edward. Deus em ação: a vocação cristã em todos os setores da vida. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

WOLTERS, Albert M. A criação restaurada: base bíblica para uma cosmovisão reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

GRENZ, Stanley J. A busca da moral: fundamentos da ética cristã. São Paulo: Vida Acadêmica, 2006.

GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia do nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 1997.

SALINAS, Daniel; ESCOBAR, Samuel. Pós-modernidade: novos desafios para a fé cristã. São Paulo: ABU, 2002.

VEITH JR., Gene Edward. Tempos pós-modernos: uma avaliação crista do pensamento e da cultura da nossa época. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.

VEITH JR., Gene Edward. De todo o teu entendimento: pensando como cristão num mundo pós-moderno. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006.

O tema das origens está diretamente relacionado à fé cristã e encontra-se debaixo de grande ataque pelo naturalismo e materialismo filosófico do nosso tempo. Esta seção traz uma série de recursos a serem utilizados na defesa da fé e na compreensão correta da relação entre fé e razão, religião e ciência. Diferentes linhas de exposição quanto às origens serão encontradas nestes livros, como por exemplo, criacionismo da terra jovem, Design Inteligente e outras variações.

Aqueles que acreditam que a evolução das espécies foi um mecanismo utilizado por Deus são chamados de evolucionistas teístas. Procuramos não relacionar obras dessa corrente por convicção de que ela não faz justiça aos relatos bíblicos e à historicidade do relato da criação. Algumas das obras abaixo não têm qualquer aspecto religioso. Procedem de cientistas que discordam das explicações darwinistas para a origem e desenvolvimento das espécies. Muitos desses argumentos são pertinentes e podem ser utilizados pela educação cristã.

ANDREWS, E. H. No princípio: um guia básico para confrontação entre criação e evolução. 3. ed. São José dos Campos: Editora Fiel, 1991.

BEHE, Michael J. A caixa preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BRAND, Leonard. Fé, razão e história da terra. São Paulo: Unaspress, 2005.

BYL, John. Deus e cosmos: um conceito cristão do tempo, do espaço e do universo. São Paulo: PES, 2003.

COUSINS, Peter James. Ciência e fé: novas perspectivas. São Paulo: ABU Editora, 1997.

GONÇALVES JÚNIOR, Almir dos Santos. Quando Deus criou o mundo. Rio de Janeiro: JUERP, 1996.

HOOYKAAS, R. A religião e o desenvolvimento da ciência moderna. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988.

JOHNSON, Phillip E. As perguntas certas. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

JOHNSON, Phillip E. Ciência, intolerância e fé: a cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo. Viçosa: Ed. Ultimato, 2004.

JOHNSON, Phillip E. Como derrotar o evolucionismo com mentes abertas. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.

JOHNSON, Phillip E. Darwin no banco dos réus. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

LOURENÇO, Adauto. Como tudo começou: uma introdução ao criacionismo. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2007.

LUCAS, Ernest. Gênesis hoje: Gênesis e a questão da ciência. São Paulo: ABU Editora, 1994.

MACARTHUR Jr., John. Criação ou evolução. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

MCGRATH, Alister. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MCGRATH, Alister. O deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida. São Paulo: Shedd Publicações, 2008.

MCGRATH, Alister; MCGRATH, Joanna. O delírio de Dawkins: uma resposta ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.

OLIVEIRA, MEISTER, PORTELA, RELAÇÃO DE OBRAS SOBRE EDUCAÇÃO CRISTÃ

198

MORRIS, Henry. Criação ou evolução. São José dos Campos: Editora Fiel, 1996.

MORRIS, Henry. O enigma das origens: a resposta. [s.n.]: Editora Origens, 1974.

SILVA NETO, Cristiano P. Origens: a verdade objetiva dos fatos. Belo Horizonte: ABPC e Editora Origens, 2003.

PEARCEY, Nancy; THAXTON, Charles B. A alma da ciência: fé cristã e filosofia natural. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.

Algumas destas obras são mais relacionadas com educação religiosa, mas seus princípios podem ser igualmente estudados e relacionados com a educação escolar cristã.

CARVALHO, Antônio Vieira de. Teologia da educação cristã. São Paulo: Eclésia, 2000.

CONCEIÇÃO, Eurípedes da. Ensinando através do caráter. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

GEORGE, Sherron K. Igreja ensinadora: fundamentos bíblico-teológicos e pedagógicos da educação cristã. Campinas: Luz para o Caminho, 1993.

LOPES, Augustus Nicodemus. Educação teológica reformada: motivos e desafios. São Paulo: Fides Reformata, Vol. IX, n. 2, 2004.

MARRA, Cláudio. A igreja discipuladora: orientações da Bíblia e da história para o cumprimento de nossa missão. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

OYBEKK, Inger. Orientados para orientar: subsídios para orientadores de culto infantil e escola dominical. São Leopoldo: Sinodal, 1996.

PAZMIÑO, Robert W. Deus nosso mestre: bases teológicas da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

PAZMIÑO, Robert W. Elementos básicos do ensino para cristãos. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

PAZMIÑO, Robert W. Temas fundamentais da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

REIS, Gildásio Jesus Barbosa dos. Princípios norteadores para uma educação cristã reformada. Teologia Para Vida, Vol. I, n. 1. São Paulo: Seminário JMC, 2005.

RICHARDS, Lawrence O. Teologia da educação cristã. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 1996.

A amplitude dessa área é imensa e muitos livros poderiam ser relacionados. Aqui está uma pequena amostragem destas obras, em reconhecimento do entrelaçamento da família com a escola para o adequado reforço e eficácia dos aspectos disciplinares e comportamentais.

GRONINGEN, Harriet Van; GRONINGEN, Gerard Van. A família da aliança. 2. ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.

LOPES, Augustus Nicodemus Gomes. A Bíblia e sua família. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

MACARTHUR, Jr., John. Como educar seus filhos segundo a Bíblia. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

NICOLOSI, Joseph; NICOLOSI, Linda Ames. Homossexualidade: um guia de orientação aos pais para a formação da criança. São Paulo: Shedd Publicações, 2008.

PETERSEN, J. A. Filhos precisam de pais. São Paulo: Editora Fiel, 1974.

RAMOS, André Luiz. Educação cristã no lar. Campinas, SP: LPC comunicações, 1999.

TRIPP, Ted. Pastoreando o coração da criança. São José dos Campos: Fiel, 2000.

SANTOS, Valdeci da Silva. Uma perspectiva cristã sobre o homossexualismo. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

Ao longo dos últimos anos, tem surgido um maior interesse pelo tema da educação cristã, seus fundamentos e práticas, tanto no campo eclesiástico quanto no campo escolar. É prova disso o número de teses e dissertações que têm sido produzidas tratando de diversos aspectos do tema. A lista abaixo caracteriza vários desses esforços e aponta para interessantes caminhos que podem ser seguidos dentro desse campo. A quase totalidade destas obras está disponível na Biblioteca Gerard Van Groningen, do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ). O catálogo eletrônico encontra-se disponível no endereço http://mackenzie.br/bibliotecas.html.

AMARAL FILHO, Wilson do. O projeto educacional de Deus: uma proposta bíblico-teológica para a educação cristã. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1998.

ANJOS, Marcos Rodrigues Isidoro dos. Resgatando a importância da escola dominical como instrumento eficaz da educação cristã hoje. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

BARBOSA, Geraldo Henrique Lemos. Resgatando o passado para transformar o presente: análise dos princípios de educação cristã paulinos na carta a Tito. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

CARDIN, Hélder de Salles. A incumbência primária da família na educação dos filhos na primeira infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2007.

CARDOSO, Rogério da Silva. Didática Magna de Comenius: uma proposta pedagógica confessional cristã sob a influência do pensamento humanista protestante. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

COUTO, Silas Antônio do. Educação cristã: perspectivas do culto presbiteriano. Dissertação (Mestrado em Teologia Pastoral). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2002.

FERREIRA, Ozny. Escola bíblica dominical: vida cristã como parâmetro da prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

FERREIRA, Regina Fonseca Accioly. A importância do planejamento curricular na escola bíblica dominical. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2005.

FICKER, Azenethe de Azevedo. Independência ou morte: grito decisivo para a educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 1999.

HAERTEL, Marilú Cleunice Branco. Educação cristã: a proposta de formação integral da carta de Paulo aos romanos (Rm 12.1 e 2). Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

LOBO, Iône Cristina Ramos de Oliveira. A metáfora do corpo e a importância educacional para a prática ministerial da igreja. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

MASSOTTI, Roseli de Almeida. Erasmo Braga e os valores protestantes na educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

MOURA, Roseli Pereira Corrêa de Lima e. A perspectiva cristã da educação e as bases da escola de confissão protestante. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2007.

RESENDE, Adriana Torquato. Valores educacionais cristãos presentes nos contos de Grimm: um estudo introdutório. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.

RIBEIRO, Marco Antônio Baumgratz. O lugar da fé na “Didática Magna” de João Amós Comênio. Dissertação (Mestrado em Teologia). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2003.

ROCHA, Ana Maria Coelho. Fé vivenciada com adolescentes: de corpo inteiro no corpo de Cristo. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). Seminário Presbiteriano do Sul, São Paulo, 1998.

RODRIGUES, Jônatas Barbosa. A família cristã como agência para a promoção de um cristianismo autêntico. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

SANTOS, Augusto Schumann dos. A importância do ensino religioso na formação integral do aluno do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005.

SILVA, Dirceu Alves da. O lugar da família na educação cristã. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2001.

VIEIRA, Elizeu Alves. Educação cristã e manifestações emocionais. Dissertação (Mestrado em Educação Cristã). CPAJ, Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo, 2002.

VIEIRA, Marili Moreira da Silva. A construção da identidade do professor de escola confessional. Qualificação de Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

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