Início / Artigos / 7 mitos sobre Dons Espirituais

7 mitos sobre Dons Espirituais

Mito nº 1: Somente pastores ordenados ou pessoas supersantas têm dons espirituais milagrosos. Certo?

Errado! O apóstolo Paulo diz que a “cada um”, homens e mulheres, jovens e velhos (1 Co 12.7) foi dada a manifestação do Espírito Santo. De acordo com Romanos 12.3,6, se você tem graça, você tem um dom (ver também Ef. 4.7; 1 Pe 4.10).

Mito nº 2: Quando você se converteu, recebeu todos os dons que terá ao longo de sua vida. Certo?

Errado! Rápido — cite um versículo da Bíblia que diga que todos os dons espirituais são dados no momento da conversão. O fato é que, em várias ocasiões (ver 1 Co 12.31; 14.1,12,13,39), somos instruídos a buscar ou perseguir os dons que desejamos, mas ainda não temos. Na verdade, isso não é somente bíblico, como também é obrigatório. Para um público cristão, Paulo escreveu: “Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia” (1 Co 14.1).

Mito nº 3: Os dons milagrosos foram dados primariamente para validar o ministério dos apóstolos. Certo?

Errado! O propósito primário, mas não exclusivo, dos dons espirituais é edificar outras pessoas. O foco dos dons são os outros. Alguns concluíram erroneamente a partir de 1 Coríntios 12.7

Mito nº 4: Buscar dons espirituais significa que você provavelmente não crê na soberania de Deus. Certo?

Errado! Mas Paulo não disse que o Espírito Santo decide quem vai receber qual dom (ver 1 Co 12.11,18)? Sim. Ora, se é Deus quem concede dons segundo a sua vontade, como podemos orar e buscar os dons de acordo com a nossa vontade? A resposta é que o nosso próprio desejo muitas vezes é fruto da atuação de Deus em nossos corações, que primeiro nos move a pedir o que Ele quer nos dar.

Mito nº 5: Os dons espirituais não são necessários agora que temos a Bíblia. Certo?

Errado! Já ouvi pessoas dizerem: “Os dons milagrosos acompanharam e atestaram a verdade do Evangelho até a última palavra do cânon das Escrituras ter sido escrita. Não há mais necessidade de tais manifestações do poder divino. A própria Bíblia substituiu os fenômenos milagrosos na vida da Igreja.” Meu problema imediato com isso é que a própria Bíblia não faz tal afirmação!

Mito nº 6: Os dons espirituais sempre operam com os mesmos níveis de intensidade e precisão. Certo?

Errado! Muitas vezes, os dons espirituais variam de intensidade, poder e precisão (ver 1 Co 14.18; 2 Tm 1.6).

Mito nº 7: As pessoas que têm dons mais impressionantes são mais espirituais. Certo?

Errado! Este é um mito que poucas pessoas afirmarão, mas no qual muitas acreditam. Não é incomum pessoas com dons como misericórdia, exortação e socorro se sentirem inferiores àquelas dotadas de profecia, ensino e línguas.

Para aprender mais recomendamos a leitura do livro “Dons Espirituais: uma introdução bíblica, teológica e pastoral”, de Sam Storms. O autor aborda 9 dons espirituais de 1 Coríntios 12 e nos traz um exame bíblico do asssunto, assim como relatos verídicos de experiências com os dons espirituais. Saiba mais.

Leia também

blog_bispo

A relação entre a fé e a imaginação na vida do cristão | Por Walter McAlister

O autor da carta aos Hebreus disse que a fé é “a certeza de coisas …