Início / Autor / Weber Chagas / Desanimado!?

Desanimado!?

desanimadoQuando fui desafiado a pregar pela primeira vez na igreja, fiquei literalmente desesperado. Meu pastor telefonou para a minha casa num domingo à tarde convocando-me para substitui-lo no culto da noite. Gelei da cabeça aos pés. Lembro-me de ter entrado no meu quarto e orado para que Deus me desse um assunto, uma ideia, alguma orientação. Foi a minha primeira experiência com o que chamo de “angústia da pregação”. Não preciso detalhar as minhas diversas reações; mas, vendo o tempo passar, lembrei-me de haver lido alguns dias antes um belo texto de Billy Graham intitulado AS MÃOS DE JESUS; não pensei duas vezes, organizei os pensamentos em quatro pontos e parti para a minha primeira aventura como pregador.

O culto, como de costume, começou às 19:00h em ponto. Não me lembro de nada a não ser do meu coração acelerado, do suor frio e das pernas bambas. Na hora do sermão ele me chamou ao púlpito e lá fui eu, inseguro e cheio de medo para a minha primeira experiência. Preguei o sermão de Billy Graham como se fosse ele e muitas vidas naquela noite vieram à fé em Cristo como Senhor e Salvador. Lá se vão trinta anos.

Como você pode imaginar, virei fã do Dr. Graham. Passei a ler tudo que ele havia escrito disponível na língua portuguesa. Um dia deparei-me com um artigo novo. Sentei e comecei a devorar suas abordagens e de como organizava os assuntos, até que li a seguinte frase: “Deus não usa um homem desanimado”. Tomei um susto pois sempre acreditei que Deus poderia usar a quem Ele quisesse. Hoje, acredito que fiquei um pouco ofendido, pois vivia períodos inteiros de grande abatimento.

Lentamente, ao longo dos anos, fui descobrindo quão verdadeira é esta afirmação. Me parece que o desânimo nos faz flertar com a incredulidade e a dúvida, nos coloca numa condição imprópria para testemunhar sobre o amor, a graça e o poder de Deus.

Por toda Bíblia encontramos diversas exortações divinas à perseverança. Todas elas indicam movimento. A imagem que se forma em minha mente é de alguém no meio de uma tempestade caminhando contra o vento, mas, por mais difícil que seja, não desiste de continuar caminhando. Pois é, desanimar é parar, é deixar-se convencer pela mentira de que não vale a pena continuar, em outras palavras, perder temporariamente a fé. Nesse estado, Deus não usa ninguém. Deus usa os sem dinheiro, os sem teto, os sem amigos, os sem cultura, os sem terra, os sem qualquer coisa; mas, Deus não usa os sem fé.

Desanimar é admitir que a guerra acabou e você perdeu; é enterrar viva a esperança; é enfim dizer: “eu desisto”.

Como pastor, tenho vivido momentos em que as sombras do desânimo têm tentado cobrir meu coração. A falência moral da sociedade; os gigantescos e insolúveis problemas sociais; o individualismo exacerbado; a falta de compaixão pelo pobre; o desinteresse pela Verdade; o apego ao misticismo religioso… me parecem fronteiras intransponíveis. Muitas vezes tenho pensado que não vale a pena continuar. Nesses momentos o Espírito Santo me traz à lembrança a frase de Billy Graham – “Deus não usa um homem desanimado” – e logo reajo e planejo o próximo passo.

Quem sabe, você esteja se sentindo assim hoje? Preste atenção! Perseverar é preciso. A vontade de Deus é consumada na perseverança. Quem não persevera não vê a Glória de Deus. Se você quer vê-la, persevere, recobre forças, tenha bom ânimo e siga em frente.

Como amor e carinho

Pr. Weber

Leia também

O efeito do pecado no casamento – Devotio

Pregação do pr. Weber Chagas para casais no Encontro Conjugal ECO. [products ids=”12666 , 12607, …