Início / Artigos / Pequei! O que devo fazer?

Pequei! O que devo fazer?

arrependimento-2Nós, seres humanos, temos consciência da nossa imperfeição, da nossa natureza decaída e da nossa total incapacidade para vencermos sozinhos esta incrível tendência de procurarmos viver nas sombras. A luz da Verdade nos amedronta, pois ressalta a pecaminosidade que por vezes queremos negar e expõe naturalmente o que todo tempo lutamos para esconder. Nas trevas não admitimos estar, a luz nos apavora, por isso, preferimos a camuflagem das sombras, outro grande engano do mesmo mal. O que fazer?

  1. Não finja que está tudo bem. Imaginamos que santidade é fingir invulnerabilidade, muito pelo contrário. A Bíblia diz que o poder de Deus aperfeiçoa-se na fraqueza, na confissão da nossa vulnerabilidade. Logo, não caia na tentação de fingir ser quem você na verdade não é.
  2. Confesse abertamente o seu pecado. Lutero, andava tão próximo da disciplina da confissão, que mesmo no seu período monástico, sua alma afligia-se pelo pecado que tenazmente o assediava; diariamente, procurava o seu confessor para expor suas imperfeições. Não poucas vezes, em quase total desespero, passava longos períodos sob a convicção de que era um pecador.
  3. Confie no poder justificador da fé em Cristo Jesus e no seu sacrifício perfeito na cruz. Não tente substituir esse sacrifício perfeito pelos seus. Não caia na tentação de achar que você precisa fazer algo para merecer o perdão divino. Não há sacrifício algum, que qualquer um possa fazer, para de alguma forma sensibilizar a Deus ou comprar o Seu favor.
  4. Creia no perdão divino como uma dádiva graciosa que nos é oferecida por Cristo. Sua religiosidade não compra isso. Foi, é, e sempre será pela fé.
  5. Busque o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar. Compreenda que o pecado é um inimigo insistente e inerente à nossa natureza humana. Pecar é nossa atividade natural. Vencer o pecado é uma experiência sobrenatural, e como tal, só pode ser experimentada se priorizarmos o que não vemos, pois, definitivamente precisamos do socorro de Deus.
  6. Edifique uma vida de oração. Mesmo que você não saiba muito bem como começar e que inicialmente edifique algo muito mais próximo de uma choupana do que uma mansão. Compreenda que orar não é uma questão de opção para quem deseja vencer o pecado, mas de total dependência.
  7. Finalmente, desfrute do apoio da igreja local. Encontre pessoas sérias que o possam suportar em oração e aconselhamento. Há muitos e bons discípulos de Cristo que poderiam fazer um excelente trabalho de mentoria espiritual, orando por você e o encorajando.

Em Cristo e no desejo de estar mais próximo de você,

Pr. Weber

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …