Início / Artigos / SANGUE, TRONO E SERVIÇO

SANGUE, TRONO E SERVIÇO

jesus-carregando-cruz

“Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão porque se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.”

-Apocalipse 7:14, 15

Sabendo que comunicação não é aquilo que se diz, mas aquilo que o outro compreende, procuro ser bastante criterioso com o uso de termos teológicos e palavras que só fazem sentido para quem está habituado ao ambiente da igreja. Como procuro evitar gírias e o uso de termos regionais, resisto ao evangelicalês (este dialeto religioso muito usado dentro das igrejas evangélicas: ungido, abençoado, amarrado, varão, varoa e outros termos e expressões do gênero). Entendo que a Palavra de Deus precisa soar com clareza aos ouvidos de todos. Mas, a leitura de certos trechos da Bíblia, exige uma explicação melhor elaborada para que faça de fato algum sentido. Um dos exemplos é o texto acima, ele faz menção a: GRANDE TRIBULAÇÃO; LAVAR VESTIDURAS NO SANGUE; TRONO DE DEUS; SANTUÁRIO. Isso faz algum sentido pra você?

A vida é uma experiência aflitiva. Jesus disse que no mundo teríamos aflição. A primeira grande agonia humana acontece no processo de nascimento; uma vez nascido, começa a luta pela sobrevivência. Porém, só quando a fé é ativada pelo ouvir a mensagem do Evangelho e o dom do arrependimento nos é concedido por Deus para experimentarmos o benefício da salvação, que a TRIBULAÇÃO natural ganha contornos sobrenaturais e passa a ser uma GRANDE TRIBULAÇÃO. Resistências ao estilo de vida abraçado; oposições humanas e demoníacas; perseguições de natureza espiritual… Não é fácil sustentar o testemunho de Cristo; aliás, nunca foi. Mas, como vencer as grandes tribulações; como permanecer firme depois de ser tentado e provado; como manter a fidelidade? Lavando as vestiduras no sangue do Cordeiro.

Esta é outra expressão que merece ser compreendida. Que tipo de máquina de lavar usa sangue ao invés de água? Que tipo de nódoa é esta que só é removida com sangue e que não reage aos alvejantes? Ninguém imagina um grande tanque com vestiduras imersas em sangue. Esta, parece ser uma imagem surrealista. Deixe-me tentar explicar.

A vida sem Deus e dissociada dos seus mandamentos é descrita nas Escrituras como um lamaçal. Davi disse no Salmo 40:2 – “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos”. Pois, cada um de nós revolveu-se nesse lamaçal de vícios, imoralidades e prazeres carnais, manchando a alma e o coração. Ao falar desta multidão de glorificados que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, o texto refere-se a pessoas como eu e você, que reparando nas nódoas permanentes deixadas por um vida sem Deus, recorreram ao poder do sacrifício de Cristo na cruz para livrarem-se das suas imundícies, para a partir de então andar permanentemente com aquele que a vida inteira desprezamos. Isto nos faz resistir e vencer a GRANDE TRIBULAÇÃO.

Evidente que tal lavagem não é literal. LAVAR AS VESTIDURAS NO SANGUE DO CORDEIRO é uma expressão que apela ao simbolismo. Ela sugere total rendição ao poder da obra perfeita de Cristo. Além disso, atesta que é a única via que vai dar no TRONO DE DEUS. Assim sendo, o questionamento que continuamente precisamos fazer é: Tenho posto minha confiança no sacrifício de Cristo na cruz? Mas, como saber se já fui lavado no sangue de Cristo?

  1. Repare no seu ambiente. Se você ainda continua à beira dos antigos lamaçais (das antigas práticas e comportamento que o afastavam de Deus), então precisa compreender que o que garante a brancura das suas vestes não é o seu desempenho religioso.
  2. O texto diz que os que lavaram suas vestes compareceram DIANTE DO TRONO (uma expressão que indica submissão ao governo eterno de Deus). Quem governa sobre sua vida? Quem influencia suas escolhas? Quem está no controle da sua agenda? A resposta a estas perguntas o levarão a compreender que tipo de experiência você teve na vida.
  3. Eles compareceram diante do trono para SERVIREM eternamente a Cristo. LAVAR AS VESTES NO SANGUE nos levará direto ao TRONO sob um profundo desejo de SERVIR a Deus. Logo, louvar, adorar, discipular, ensinar, pregar, visitar (o enfermo, o orfão, a viúva, o encarcerado), alimentar o necessitado… não serão dificuldades a serem vencidas, mas prazeres nos quais você se deleitará.

Pense nisto!

Com amor e carinho,

Pr. Weber

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …