Início / Vídeos / Religião Verdadeira / Ordenação feminina é bíblica?

Leia também

É certo uma igreja fazer apelo para aceitar a Cristo como salvador

É certo uma igreja fazer apelo para aceitar a Cristo como salvador?

Perguntas? Mande e-mail para: pergunteaobispo@editoraannodomini.com.br  

  • Nossa, bispo, amei este esclarecimento. O senhor expôs de forma clara e, até mesmo, diria carinhosa, a posição do homem e da mulher na igreja de Cristo. Como sempre, sou muito enriquecida com seus ensinamentos. Glória a Deus por sua vida. Um grande abraço.

  • Depois do comentário da Lourdes, falar ô quê? Parabéns Lourdes por compreender tão bem a visão do bispo Walter.

  • Prezado Bispo Walter McAlister,

    Permita-me contribuir nesse tema um tanto polêmico no meio gospel, porém a Luz do Evangelho de Cristo, torna-se simples e descomplicado.

    O Apóstolo Paulo, discipulador dos gentios, no versículo 11 do capítulo 2 da primeira carta a Timóteo, exorta as mulheres incultas por tradição e de pouco conhecimento das Boas Novas, a não fazerem perguntas na igreja durante o culto, mas que aprendessem em silêncio com toda submissão, e deixassem que suas dúvidas fossem tiradas pelo marido em sua própria casa, sendo ele mesmo (o marido) o sacerdote do lar.
    A proibição do Apóstolo de não permitir que a mulher ensine e nem exerça autoridade de homem na igreja (governo pastoral) é categórica, pois segundo o Espírito Santo através de Paulo, a mulher não tem autoridade espiritual para tal cargo ministerial, conforme fundamentações a seguir:

    1ª FUNDAMENTAÇÃO: (I Timóteo 2. 11)
    A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.

    2ª FUNDAMENTAÇÃO: (I Timóteo 2. 13)
    E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.

    3ª FUNDAMENTAÇÃO: (I Timóteo 2. 13)
    Porque primeiro foi formado Adão e depois Eva.

    4ª FUNDAMENTAÇÃO: (I Timóteo 2. 14)
    E Adão não foi iludido (seduzido), mas a mulher, sendo enganada caiu em transgressão.

    5ª FUNDAMENTAÇÃO: (I Timóteo 2. 15)
    Todavia, será preservada (salva) através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

    MODISMO: Nos últimos dias percebe-se um crescente modismo no meio cristão, que se constitui numa espécie de “carona ministerial” de esposas de novos ministros do evangelho, as quais são ordenadas de forma automática, quando na consagração de seus maridos ao Ministério Pastoral .
    Isto só demonstra falta de conhecimento ou descaso bíblico daqueles que promovem esse tipo de “consagração conjunta.”

    FALTA DE ENTENDIMENTO: Gostaria de enfatizar que toda mulher tem seu valor e, é essencial no Corpo de Cristo, haja vista a importância de suas orações intercessórias a partir de sua própria família e estendendo-se aos demais membros da comunidade cristã.
    Todavia, é falta de entendimento das Escrituras o querer auto denominar-se “pastoras”, pois quem as consagrou não tem autoridade espiritual para tal ato, já que não se pode validar aquilo que a PALAVRA (N.T.) desaprova.

    SÍNDROME DE EVA : Existe uma tendência das mulheres (feministas e insubmissas) de não aceitarem que seus maridos atuem como o cabeça do lar; promovendo desta forma uma verdadeira inversão de valores na autoridade familiar, que resulta em má criação dos filhos e consequente deformação no caráter dos mesmos.

    CONCLUSÃO: Nos dias atuais parece estar “fora de moda” fazer tal comentário; posto que, a mulher tem acesso a todo ensino e cultura, podendo exercer neste mundo qualquer função masculina, inclusive presidir nações.
    Entretanto, na Igreja de Cristo, trata-se de Governo Espiritual e não humano.
    É fato que o IDE de Jesus é para todos, porém o assunto em questão é Ensino e Governo na Igreja e não evangelismo pessoal.
    Portanto, a continuação desse modernismo religioso: mulheres exercendo Governo na Igreja, é no mínimo prevaricar contra os ensinos neotestamentários e desobedecer ao Espírito Santo que inspirou o Apóstolo Paulo à doutrinar a Igreja gentílica.

    Paz Seja Contigo!
    J.C.de Araújo Jorge

  • Concordo plenamente.

    As servas de Cristo têm um grande valor na expansão do evangelho e na edificação do corpo de Cristo.

    E a igreja é grandemente beneficiada e edificada com a disposição das irmãs em servir ao nosso Senhor com amor voluntário.

    Digo às que realmente são servas de Cristo.
    Estas entendem e glorificam a Deus por esta verdade bíblica, sem se sentirem “inferiores” por isso.

    Porém, o homem é o cabeça.

    “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.” (1 Coríntios 11:3)

    “Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.”
    (Mateus 26:7)

    “Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” ( João 12:3)

    “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14:1)

    A Paz do Senhor Jesus !

  • Graças a Deus, pois ainda têm homens que zelam pela Palavra de Deus e não se curvam ante a era que vivemos de inversão de valores: mulheres tomando lugares/responsabilidades de homens e o pior: tentanto fazer um serviço para Deus sem ser da vontadede Deus.

  • Bispo Walter, A Paz de Cristo Jesus

    Reformulei meu comentário…
    Tenho ouvido de várias irmãs evangélicas que, quando na tentação do Éden, Adão foi o maior culpado por não tomar conta de Eva, no momento em que ela foi em busca novidades no “Shopping botânico” do Jardim. Outras irmãs, afirmam que Adão ouviu todo o diálogo de sedução entre a serpente e a mulher, estando presente no local.

    Eis a questão!!!
    O fato da mulher dar o fruto para o homem comer, significa que Adão estava presente no exato momento, ouviu todo diálogo de Eva com a serpente e não tomou nenhuma atitude, permanecendo calado?
    Ou ele comeu do fruto algum tempo depois, fato este, que a Bíblia não relatou?
    Pois, em Gen. 3. 6, diz que Eva deu o fruto a Adão e ele comeu!

    Peço seu parecer sobre este dois versículos citados abaixo:

    Como fica o texto do apóstolo Paulo que afirma em I Timóteo 2. 14: “E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada caiu em transgressão”,
    com Genesis 3. 6 ” E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”

    I Timóteo 2. 14, nos é relatado que Adão não foi seduzido pela conversa da serpente, por não estar presente no momento, o que não o isenta de culpa, pois ele poderia esperar a presença do Senhor ao entardecer para ver a punição que se daria contra Eva, sem contudo tornar-se cúmplice da mesma desobediência, motivado por paixão ou medo de tornar-se novamente solitário, sem a presença daquela que era osso do seu osso e carne de sua carne.

    Conjecturando um pouco mais, creio que Adão precipitou-se em sua decisão de comer do fruto proibido, pois o mesmo Deus que fez a primeira mulher poderia criar uma outra, mais obediente a ele (Adão) e mais temente ao Todo Poderoso. Mas isso são apenas suposições, o mais importante no entanto, é analisar o acontecido a Luz do Evangelho, com todo tremor e temor para não ser iludido(a) pela mesma “síndrome de Eva” que se apresenta disfarçada de modernismo e feminismo gospel.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

  • Lucy,
    Vejo que você já dedicou algum tempo para pensar neste assunto. Os vídeos que faço não são exaustivos, nem tampouco completos. Me resumo a dar a noção das minhas conclusões, com algumas evidências bíblicas (que nem sempre cito textualmente). Procuro fazer duas coisas: primeiro, deixar claro minha posição e as razões que me levaram a chegar a ela. Segundo, quero provocar estudo.
    Agora, o que não faço nem encorajo é conjectura. Temos que nos disciplinar a ver o que a Bíblia diz necessariamente. O que ela não diz necessariamente cai nesta categoria. Eu costumo fugir de conjectura, pois não é um elemento que deve fazer parte da disciplina de um teólogo.
    Entendo o conceito do “síndrome de Eva”. Acho que tem algum fundamento.
    Obrigado pela participação. Este comentário veio mais claramente explicado. Você entende do porque de eu não publicar os outros. Eram confusos. Mas este merece reflexão, certamente.
    Na paz,

  • Prezado Bispo,

    Concordo que nem no Antigo testamento e nem na Igreja Primitiva as mulheres eram escolhidas para liderar , para serem sacerdotes no AT e nem para o presbitério, no NT. Também concordo que não devem fazer parte do presbitério hoje em dia pelos motivos apresentados pelo Bispo. Mas seria bom se fizéssemos a diferença entre o dom ministerial para pastorear de Ef 4:11 e o encargo de liderar a igreja ( para anciãos ou presbíteros ). Penso que são coisas diferentes, embora hoje em dia chamemos os líderes de pastores ao invés de presbíteros ou bispos e não se trata de apenas uma mudança de nomenclatura. Biblicamente, ser pastor é exercer um dom ministerial de pastoreio, dar a vida por outros irmãos, e vejo pelo menos uma mulher pastoreando irmãos, chamada Priscila, juntamente com seu marido Áquila – Rm 16:3-5; porém é diferente de liderar, isso na igreja primitiva era para presbíteros ou anciãos ou bispos. Mas creio que isso seria introduzir um outro assunto…

    Fraternalmente em Cristo,

    Fábio