Início / Artigos / Medo

Medo

Gênesis é o livro de origens: dos céus e da terra, dos animais selváticos e dos animais domésticos, da própria humanidade – sua criação especial. O livro nos mostra a origem da inimizade entre os homens – especificamente entre os filhos de Deus e os filhos “dos homens”. Entre essas e tantas outras coisas, Gênesis também nos relata a origem do medo. Sim, do medo. Veja o texto que relata o que aconteceu, logo após a desobediência de Adão e Eva:

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” (Gn 3.8-11)

A promessa ou, melhor falando, o alerta que Deus fez aos dois foi que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreriam. Todavia, vemos que após comerem o fruto, continuaram a andar, falar e “viver”. Mas, a verdade é que morreram sim. Morreram no sentindo mais espiritual da palavra. Pois perderam comunhão com Deus. Perderam a confiança na presença de Deus. Perderam a sua ligação com a fonte da vida.

Para usar uma figura que já citei aqui muitas vezes, como lâmpadas foram desligadas da tomada e, assim, deixaram de brilhar. Longe de Deus, desligados de Deus, eles não tinham mais o sopro de vida real, espiritual e transcendente que só a comunhão com Deus nos proporciona.

Seu medo, segundo Adão, foi o resultado de terem percebido a sua nudez. Mas não foi nudez que os afastou de Deus. Sim, porque até aquele momento tinham vivido nus e na presença de Deus, sem medo. Só que, sem Deus, sem o sopro de vida, a sua nudez passou a significar outra coisa. Eles se viram sem proteção, sem cobertura e, pela primeira vez, com necessidade de se esconder. Na inocência, não havia o que esconder. Sua nudez nada significava. Mas na sua desobediência, tinham que se cobrir. E mais: tinham que se esconder de Deus. Quando Ele “desceu” para o jardim eles sentiram medo. É a primeira vez nas Escrituras que essa palavra é usada. E, portanto, essa narrativa nos diz algo fundamental sobre a natureza do medo.

Medo é o resultado direto da nossa distância de Deus. Medo é a condição natural de quem não está ligado a Deus, de quem não tem Deus como a sua cobertura e de quem tem o que esconder.

Veja como Davi é muito claro sobre esta relação entre o medo e a presença de Deus: Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (Sl 23.4) A presença de Deus foi a sua fonte de confiança e a razão de não sentir medo, mesmo perante a possibilidade da morte.

Veja que o primeiro casal foi avisado de que morreria se desobedecesse Deus. Perante a fonte da vida eles tiveram medo e se esconderam. Davi, por outro lado, deixou de sentir medo perante a possibilidade da morte devido à presença da fonte da vida. A inversão do processo que leva ao medo não poderia ser mais clara.

Quando John Wesley atravessou o Oceano Atlântico para visitar a América houve uma grande tempestade. Todos sentiram medo, menos um grupo de pietistas – chamados morávios – que tranquilamente contaram hinos a Deus. Fascinado, ele viu naqueles peregrinos uma confiança em Deus que ele mesmo ainda não conhecia. Mudou a sua vida. Ele viu que ainda lhe faltava uma confiança em Deus que claramente aqueles irmãos na fé já tinham alcançado, e que ele, mesmo sendo um cristão, não tinha.

Muitos cristãos sentem medo. Aliás, há quem diga que quem não sente medo nesses dias tenebrosos em que vivemos ou é um alienado, ou é meio maluco. Será? Há cristãos que lutam contra o medo por razões legítimas: depressão clínica, trauma etc… Eles precisam de cura e muita compreensão dos que estão ao seu lado. Mas muitos simplesmente vivem temerosos, inseguros e tímidos porque ainda não acharam em Deus a sua fonte de segurança. São anormais? Não. São fracassados na sua fé? Também não. São pessoas que ainda precisam aprender que relação é esta entre nós e o Pai.

Certamente Wesley, um cristão fervoroso, aprendeu com os pietistas morávios. O próprio discípulo de Paulo, o jovem Timóteo, sofreu de nervosismo, insegurança e até de um problema estomacal. Paulo chegou a sugerir que ele tomasse vinho para melhorar o seu estômago. O encorajou a não deixar que ninguém o desprezasse por causa da sua pouca idade. Teve ainda que o admoestar para não deixar de exercer os dons espirituais que recebera com imposição de mãos (sugere timidez). Sim, até o Bispo de Éfeso sofria de temores. Então a falta de confiança não deve ser motivo para nos condenarmos.

Mas Paulo deu a reposta a este problema na sua carta aos Romanos: Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai” (Rm 8.15).

Se você for como eu, passa dias ruins e outros melhores. Às vezes você se sente como se estivesse pisando em lugares celestiais com Deus. Nenhuma notícia o abala. Outras vezes parece que vive no vale da sombra da morte. Medo nos mostra duas coisas. Uma certamente é a percepção da nossa nudez, da nossa carência e da nossa condição indefesa. A outra é que precisamos mais de Deus. Precisamos nos apegar a Ele. Precisamos mais e mais do Espírito de Deus.

Neste sentido, medo não tem tratamento. Medo foge quando Deus está conosco. Oremos mais. Não para que Deus tire o medo. Oremos para que Deus venha a fazer habitação conosco. E Ele quer exatamente isso. Jesus mesmo disse: Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo (Ap 3.20). Ouçamos a voz. Do resto, Ele certamente cuidará.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • amem! obrigada Bispo é desse alimento que eu precisava tremendamente abençador!!!!

  • Bom dia!!!!!!!
    como é bom aprender com vc,amigo e irmão,tenho muita dificuldades de ler a palavra,e junto com teus ensinamento tem aprendido e entendido um pouco,as coisa do mundo quer nos afasta da presença do SENHOR,mas pesso ore por mim.
    Desde já obrigado!!!!!!!!!
    Paz de cristo.

  • Muito Bom! Texto riquíssimo! Obrigada! Vou divulgar.
    @MoraneB

  • Que texto abençoado.
    Acompanho e muito aprendo através da sua vida Bispo.
    Deus lhe use a cada dia mais, para abrir os olhos dessa nação.

  • Prezado Bispo.

    Os seus posts são realmente uma benção; proporciona-nos a reflexão, fortalecimento e também nos leva a debater idéias, que no meu ponto de vista é o motivo principal de toda postagem, além de ser alimento para o espírito e alma. Pois, é no confronto de opiniões que aprendemos, uns com os outros. E com humildade todos nós, saímos fortalecidos pelo Espírito Santo o nosso professor.

    O amado me deixou sem resposta:
    Como obter/comprar o livro: COMO LER O NOVO TESTAMENTO – Bispo Roberto Mc’Alister
    E o Seu CD abençoado.
    Me responda em Nome de Jesus.
    Via email ou blog.

    Quanto a excelente mensagem:
    O medo é uma porta aberta para o diabo, temos que nos firmar no perfeito Amor que lança fora todo medo. O medo produz tormento logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    • OBS: Esta resposta vem diretamente do administrador e não do Bp. Walter.

      O livro ao qual a senhora se refere está esgotado e não temos como lhe informar onde poderia ser encontrado. Quanto ao CD, os únicos disponíveis são aqueles que estão no site da editora Anno Domini, assim como alguns livros do Bp. Roberto que foram reeditados: http://www.editoraannodomini.com.br

      Um abraço e que Deus lhe abençoe.

  • Obrigada, por atender o meu pedido e pela informação.

    Que o Senhor te abençoe e te guarde.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

  • Bispo A paz
    Este texto menciona exatamente o que estou vivenciando neste momento. Ando insegura e medo. Meu filho vai viajar 6 meses por vários países e reservou passagens para encontra-lo em Portugal e dai em diante o medo tem tirado meu sono. Preocupação com a viagem dele e com a minha e meu narido. Tenho Orado, inclusive o Tema de hoje “a cada dia uma nova vida” e descansar no Senhor, mas como se a mente não consegue.

  • Uma benção essa reflexão Bispo, sei que como eu muitas vidas serão abençoadas. O Senhor Deus o guarde e sustente.

    a Paz

  • Medo é o resultado direto da nossa distância de Deus. Medo é a condição natural de quem não está ligado a Deus, de quem não tem Deus como a sua cobertura e de quem tem o que esconder.

    Tiro este trecho do texto, para não cair outra vez em comparação de Non sequitur (expressão latina para “não se segue”) é uma falácia lógica que acontece quando uma conclusão não segue as suas premissas.
    Tento sempre ser logico, não com intensão de comparar alhos com bugalhos, expressão popular. Quando se fala em amor, tudo que for referente à teologia, aporta neste cais, e isso não e só teologia, é também texto bíblico, senão vejamos:
    E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16
    Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8
    Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. 2 Tessalonicenses 3:5
    Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. João 5:42
    E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:19
    Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. Salmos 69:7
    Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 1 João 4:12
    Eu como teólogo, digo sinceramente, nunca um texto que fala de amor pode ser considerado um Non seguitur quando o assunto é teologia. Para se ter uma ideia e entender melhor, tragamos o assunto agora ao contexto:
    No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18
    Existem outras traduções bíblicas a ser avaliadas, mas podemos ser práticos e consultar no dicionário a palavra temor:
    temor
    medo susto reverência respeito apreensão apresamento arresto captura compreensão consumição imaginação posse preocupação prisão receia desassossego receio suspeita temor tomada espanto admiração assombro espavento estranheza estupefaçâo estuporação maravilha pasmo pavor perplexidade surpresa horror aversão ódio repugnância terror assombramento cagaço covardia desvalor fobia pânico poltronaria sobressalto sobrolho sobrosso timidez alarma sobressaltar pulsilanimidade fraqueza cisma desassossego desconfiança dúvida escrúpulo suspicácia sobrancelha comoção espabtogtemor trepar tremor abalo agitação balismo convulsão frenesi sismo tímidatremeluzente treinar tremedeira tremelique zelo assustador
    Significado de Temor

    s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
    Sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus.
    Fig. Pessoa ou coisa que infunde medo, terror: o pirata era o temor dos mares.

    Sinônimos de Temor

    Sinônimo de temor: medo, pavor, pânico, susto e terror.

    Esse significado é extraído de dois dicionários distintos, diante de tamanha realidade, será que poderíamos afirmar que quem tem Deus não teme nada, ou isso seria uma falácia? Claro que seria uma falácia, e cairia no Non seguitur, mas afirmar que o amor lança fora todo medo, isso é bíblico e é verdade.
    Ora, se o amor lança fora todo medo, e Deus é amor, então eu posso afirmar que, se Deus me ensinar amar, eu perderei o medo. Quem ama conhece a Deus, então se eu amar posso afirmar que conheço Deus, então a quem devo amar, primeiramente a Deus, isso é bíblico, mas a mesma bíblia diz:
    E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. Lucas 6:33.
    Ora Deus nos ama, antes mesmo de amarmos a Ele, porque Deus amou o homem de tal maneira que deus seu filho em oferta, assim como Abraão deu seu filho em oferta a Deus, pela ausência do medo e a confiança na bondade de Deus.
    O que traz a ausência de medo, a confiança na bondade, se Deus é amor, como desconfiar de Deus. Se eu amar primeiramente a Deus, como posso provar que amo meu irmão, Deus teoricamente esta distante de mim, e o meu irmão esta próximo, melhor primeiro treinar amor com meu irmão, e depois, declarar amor a Deus:
    Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.1 João 2:10
    A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8
    Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7
    Porque essa minha preocupação com o amor? Converti-me há 13 anos, e durante toda minha caminhada de cristão, eu tentei verificar esse amor na igreja e me decepcionei com as resposta, quando Jesus diz:
    Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10
    Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20
    Jesus ainda acrescenta:
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44
    Será que mais uma vez, com tanta argumentação teológica eu estou no nada haver? Ou continuo no tudo haver? Será que posso afirmar que sem amor é impossível agradar a Deus? Ou estou fazendo outro nada haver? Não amados, quando se fala de amor, não se pode dizer nada haver em relação à igreja, e sim tudo haver, pois Deus é amor, e nós as ovelhas dessa igreja.
    Quando eu questionava os irmãos em relação ao seguinte texto:
    Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; Lucas 6:29.
    A resposta sempre foi: “isso é muito difícil”, eu também sei que é, mas, a resposta era tão afastada do amor, que não via em nenhum deles a possibilidade de pelo menos tentar praticar esse mandamento, e isso me entristeceu muito, dai a minha preocupação na citação de todos os trechos bíblicos, e apenas para concluir, concordando com todos os argumentos citados no seu comentário sobre o medo, mas não poderia deixar de externar minha compreensão do antidoto do medo, e quero dizer que não irei desistir de incentivar as pessoas a buscar em primeiro lugar o amor, essa será minha razão de vida, pois é isso que faz o homem semelhante a Deus:
    Pedro Silva Filho.
    Teologo