Início / Artigos / Depressão em cristãos

Depressão em cristãos

Era um dia de sol. Elias tinha lançado o desafio. Israel se achava nas garras de uma idolatria nacional. Acabe e sua rainha, Jezabel, tinham estabelecido o culto a Baal como religião oficial. Como servo do Altíssimo, o profeta foi levantado para chamar o povo de volta à aliança que o Senhor havia feito com Israel: seriam o seu povo e Ele, o seu Deus. Se tão somente lhe servissem, nenhuma outra nação gozaria de todos os benefícios da promessa feita a Moisés no Monte Sinai. Mas o rei tinha tomado uma estrangeira por esposa. Etbaal, o monarca dos sidônios, se aliou a Acabe e, para selar o acordo, deu sua filha para ser sua rainha – prática comum entre a realeza da época. Com ela foi junto a culto a Baal. E, gozando da cobertura do trono de Israel, aquela religião nefasta se alastrou. Os israelitas chegaram ao ponto de praticar sacrifício de sangue e orgias em praça pública – tudo para agradar o falso deus e garantir prosperidade nas colheitas e proteção contra inimigos.

O desafio era ousado, mas simples, como a Bíblia registra em 1 Reis 18: sobre um altar de pedras, um animal esquartejado seria exposto e o verdadeiro Deus mandaria fogo para consumir o sacrifício. Quatrocentos e cinquenta profetas de Baal invocaram o seu deus. Horas se passaram. Nada aconteceu. Não veio fogo. A deidade invocada não compareceu. Sua impotência ficou óbvia para todos.

Elias mandou encharcar o sacrifício a Jeová com água até encher a vala cavada ao redor do monte de doze pedras, ajuntadas como altar. Não poderia haver dúvidas de que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó era o verdadeiro. A sua vez chegou e, mediante a oração de Elias, o Senhor mandou fogo do céu – que consumiu o sacrifício e até a água escorrida para o chão. Em choque, o povo assistiu e reconheceu a falsidade do culto ao qual tinha sido seduzido. Seguraram os profetas de Baal e o próprio Elias passou cada um deles à espada. Matou 450 profetas de uma só vez.

O que a Bíblia não diz é que isso é muito cansativo. Matar 450 pessoas com uma espada após erguer um altar e orar não é para qualquer um. O homem estava gasto, enfraquecido, exausto. Estava na hora de tirar férias e desfrutar do triunfo que o Senhor lhe concedeu. Agora sim haveria o restabelecimento do culto ao verdadeiro Deus em Israel. Mas… isso não aconteceu. Assim que Jezabel recebeu a notícia, já em 1 Reis 19, mandou dizer a Elias que o episódio não ficaria impune. Certamente ela teria a sua vingança e o profeta seria um homem morto. Fraco e exausto, aquela virada perante uma vitória quase certa foi um golpe para ele, que, então, foge para o deserto.

Ali vemos algo que poucos reconhecem, hoje em dia. Elias se viu numa profunda depressão. Sei que depressão não é um termo bíblico, tampouco teológico. Mas ele fugiu para um lugar ermo. Em seguida, pediu a Deus para morrer. Sim, o vitorioso Elias queria morrer. O revés foi uma rasteira emocional de proporções inimagináveis. Qualquer um que já sofreu de depressão, ou que conhece alguém amado que sofre desse mal, enxerga no profeta alguém que certamente estava muito mais do que “para baixo”.

Depressão não é uma derrota espiritual. É uma condição humana que pode surgir por muitas razões. Certamente, uma derrota nos deixa para baixo. Mas… pedir para morrer? Isso é forte. Muito além de tristeza momentânea, o desejo pela morte é claramente um sintoma de depressão.

Servos de Deus passam por isso. Pessoas piedosas e espirituais também. O termômetro emocional sobe e desce, mesmo na vida de cristãos cheios de fé. Alguns passam por isso devido às circunstâncias. Mas há outras fontes de depressão. Existe o desequilíbrio químico, a menopausa, uma carência hormonal e até um trauma forte (como no caso de Elias). Todos esses fatores podem vir à baila e desencadear um processo que leva tempo para ser resolvido.

Nesses casos, a confissão positiva, o encorajamento e uma chamada à responsabilidade para ser um “vencedor” não ajudam. Temos de entender que o que está acontecendo dentro dessas pessoas resiste a estímulos externos. Resiste aos apelos dos que dependem delas. É algo sobre o qual não têm controle. Querem reagir, mas não conseguem. Seu mundo ficou cinza. Seus sentidos ficaram lerdos. Sua percepção da realidade fica distorcida. Medos surgem. Medos sem fundamento. Choram por nenhuma razão aparente. Frequentemente não conseguem parar de chorar por horas. Sua energia desaparece. Muitos ficam acamados por horas e horas, dias e dias, para o desespero dos que querem ajudar.

Se for o caso de uma esposa, o marido se vê impotente de protegê-la desse mal. Por mais que procure ajudar, apoiar e reafirmar seu amor, ela fica prostrada. E o cônjuge passa a se sentir triste, com raiva, revoltado (até com Deus). Volta e meia a pergunta salta de seus lábios: “Por quê, Senhor?!” Os médicos dizem que quem vive com alguém deprimido acaba deprimido também. Tem os sintomas, mas sem a doença – é uma síndrome chamada fadiga por compaixão.

Sei o que é isso. Tenho sido aquebrantado pela condição da minha amada esposa, Martinha. Vítima de dor crônica e menopausa, ela sofre de depressão já há alguns anos. Muitos queriam que eu escondesse o fato. “Pessoas não vão entender”, dizem. Pois está na hora de entender. Não conheço uma pessoa mais piedosa, de oração, amorosa e criativa do que ela. Apesar das dores, é uma menina de coração. É autora premiada de livros infantis, uma mãe de oração e criou dois filhos que honram o seu Senhor e andam nos Seus caminhos. Se alguém tem fé e um espírito leve é Martinha. Mas ela sofre.

O que tem ajudado é o tratamento. Muitos rejeitam medicamentos como se tomá-los fosse uma derrota espiritual. Posso assegurar que essa é uma das mentiras mais cruéis que já ouvi. Os que afirmam isso não têm a menor noção do que estão falando. Deus deu ao homem a capacidade de tratar males. A Medicina não é a rejeição da fé. Seja uma Aspirina para dor de cabeça, uma cirurgia de apendicite ou um antidepressivo, essas coisas são uma dádiva da ciência que Deus nos deu a capacidade de criar.

Para você que se esconde, torcendo para que ninguém descubra a sua dor, saiba que está em boa companhia. Elias sofreu disso. Minha Martinha sofre disso. E Deus não o abandonou. Por que sofremos tanto? Não é uma pergunta teológica para mim. É um clamor. Sei o que a Bíblia diz. Sei que Deus me ama. Sei que esses “sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2 Co 4.17). Ainda choro e sinto-me muito mal. Mas é nessa esperança que me lanço. Quando as lágrimas vêm, é nessa fé que me estribo. Não perca a sua. Deus sabe o que faz. Por favor, creia nisso.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • MUITO BOM E BEM ESCRITO SEU TEXTO.COMPARTILHANDO,SEI Q MUITOS COMO EU PRECISÃO LER.A PAZ

  • Muito bom Bispo, sempre falo da medicina neste termos, pq as pessoas não cristãs tem o pessimo há bito de nos questionar, poxa peça pro teu Deus te curar. Cadê a sua fé?
    E eu acredito que Deus deu sabedoria ao homem para descobrir a cura para dores fisicas!

  • Bispo, bom dia.

    Primeiramente gostaria de novamente gostaria de agradecer pelas orações (Post “O amor é lindo), pois naquele dia eu disse que estava me sentindo como Elias, sentado debaixo da árvore. Deus entrou com provisão em minha casa e a cada dia me sinto carregada nos braços do Pai. A luta continua, mas não desisti da minha casa e do meu casamento. Fiquei muito triste ao saber que a sua Martinha está vivendo um momento de depressão, e fiquei triste com a dor que o Sr. está sentindo por ver a sua esposa passar por isso. Ao mesmo tempo, fiquei admirada com o seu gesto em compartilhar isso conosco, pois achamos que essas coisas não acontecem com grandes líderes. Estaremos orando por ela sim, e achei a atitude do Sr. muito corajosa em dizer que ela toma medicamentos sim, pois Deus capacitou os homens para isso, e sabemos disso. Bispo, fica aqui o nosso apoio, o nosso carinho nesse momento tão difícil, e desejo do fundo do meu coração que ela se sinta carregada nos braços do Pai a cada dia, a cada manhã, mande um beijo para a sua Martinha, e continue cuidando bem dela. Que continue os abençoando.

  • Caro Bispo, não sou menbro da IPNV mas minha admiração pela sua pessoa só faz aumentar a cada post do Senhor. Após ler “O Fim de Uma Era” minha esperança em lideres sensatos e realmente comprometidos com Deus se manteve de pé.
    O ano de 2008 foi muito duro para mim e minha esposa, ela no começo do ano foi internada no CTI com dengue hemorrágica, um mês depois quando as coisas estavam voltando ao normal fiz uma cirurgia de emergência(estava com câncer no intestino) e ai veio quimioterapia, bolsa de colostomia(quem conhece sabe que é horrível) outra cirurgia para recuperação do instestino que se complicou e mais CTI, e após tudo isso nosso carro ainda foi roubado em novembro (parece o filme “Desventuras em série”). Sempre mantive minha fé em Deus crendo que a noite de choro um dia passaria, pois passou, hoje estou bem de saúde, temos um carro muito melhor que o outro uma bonita casa e um lindo filho. O problema é que agora que está tudo bem minha esposa está com depressão, me sinto incapaz de ajudá-la (é muito difícil ve-la chorando sem motivos) e na minha igreja não vejo ninguém capaz de ajudar, pois para muitos “é coisa do diabo”. Após relutar muito ela resolveu fazer tratamento o que ajudou um pouco, mas há momentos de recaída. Senti muito conforto em suas palavras, será que sua esposa teria um blog para minha esposa acessar? necessitamos de ajuda de pessoas de Deus.
    Abraços para o Senhor e sua esposa.

  • Excelente artigo. Deus me dirigiu a essa leitura na tarde de hoje. Deus o abençoe ricamente.

  • Bispo Walter,

    Me emocionei. De fato, ninguém gosta de sofrer, seja de qualquer origem que o sofrimento possa surgir.
    Compartilhei o texto e vou até respostar no meu blog se o senhor permitir.
    Não entendemos o sofrimento, mas sabemos que um dia, toda lágrima será enxuta.
    Temos Cristo, a esperança da Glória!

    Paz.

  • Oremos para que Deus a cure, muitos podem dizer que deve-se orar para que seja feita a vontade de Deus e digo que ela será feita. Deus deseja um relacionamento mais profundo com cada um de nós, deseja que crescemos e que possamos dar um testemunho de paz e alegria mesmo em dias de tribulação. A palavra nos mostra que devemos pedir como a viúva perante o juiz, que devemos lutar como Jacó e descansar sabendo que a vontade soberana de Cristo será concretizada. Oremos e paz seja contigo e sua esposa pastor!

  • Jair,
    Minha esposa não tem um blog. Ela sofreu uma cirurgia criminosa que tirou a sua capacidade de usar a mão direita desta maneira. Suas dores crônicas provém deste episódio. Somos duramente tentados. Mas o importante é saber que temos uma herança, pois a nossa verdadeira vida está oculta em Cristo, mas um dia seremos transformados e então não haverá mais guerra, ou dor, lágrimas ou tentação.
    Maranata.

  • Agradeço a todos pelas orações. Fico emocionado em saber que a nossa história possa servir de alento para outros. Não andamos só. Deus está conosco e há tantos que sabem o que é chorar noite a dentro.
    Que Deus nos console, nos dê perseverança e que Ele nos cure! Amém.

  • há Bispo que o senhor tenha misericórdia de todos nós as vezes penso que não vou suportar mas a minha fé tem me mantido de pé eu estava escondidinha mas depois que li esse blog vi que nós cristão passamos por momentos de crises,ha aqueles irmãos abençoados que dizem onde esta a fé dela? deve estar em pecado …e vai por ai falando asneira então me ocultei,me isolei a gora posso dizer que obrigada Senhor. a paz

  • Bispo, obrigado pela resposta, estarei orando pela sua esposa e pelo senhor. Creio que Deus pode curar tanto sua Martinha como minha esposa, mas, depois de tudo que passei, tento aprender a estar contente em toda situação, pois ainda que a figueira não floresça todavia eu me alegro no Senhor da minha salvação.
    Fique na paz.

  • A paz amados !!! Esse Deus que nós servimos é tremendo. Ele conhece o “homem”que nos tornamos após a queda e por conta disso trabalha de forma a sempre nos conceder renovação e restauração. Nunca tive depressão mais confesso que já fiz críticas quanto ao cristão ficar deprimido, na verdade, isso só prova que somos fracos e que necessitamos do Senhor para nos sustentar de pé. Lembro-me do Ap. Paulo quando pediu que lhe fosse retirado um espinho, que até hoje não temos clareza do que era, e, a resposta do Eterno foi que a graça dEle era o que bastava e Paulo pode declarar que quando ele estava fraco ai sim ele estava forte. Josué tinha um grande desafio e por Deus conhecer a estrutura humana o mandou ter mui bom ânimo (Josué 1:1-10). Creio na restauração e cura. Como Deus vai fazer? Ele é Deus e para cada um Ele tem uma forma de trabalhar, mas o bom ânimo não pode faltar. Se o deprimido não consegue aqueles que estão a sua volta precisam ter para ajudar e auxiliar. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
    Romanos 8:28. Deus abençoe a todos !!!

  • Querido irmão, bispo Walter.

    Quero agradecê-lo por compartilhar a sua experiencia e da sua amada esposa.
    Irmão, passar por tudo isso, toda essa dificuldade, conviver com alguém que vive como se estivesse em um mundo paralelo, “cinza” como o senhor disse, não é brincadeira.
    Mesmo com toda dificuldade, chamar a esposa carinhosamente de Martinha? O que é isso?
    O Senhor Jesus nos diz que estamos no mundo mas não somos deste mundo.
    Verdadeiramente, não somos deste mundo mesmo!
    Gostaria muito de abraçá-los, mas a distancia nos impede.
    Querido irmão, não perca o foco, pois somos peregrinos neste mundo, muito em breve, mas, muito em breve mesmo, receberemos a nossa coroa, e então poderemos ver o Rei, é o que importa. As tribulações? Cada um de nós as experimenta de uma forma diferente. Mas, já vai passar, como diz o salmista: “O choro pode durar uma noite…”
    E não nos esqueçamos de comunicar com os santos nas nossas necessidades, e aí cumpriremos o desejo de Cristo, orando uns pelos outros.

    Mais uma vez muito obrigado por compartilhar a sua intimidade, e fortalecer a nossa fé.

    Um forte abraço.

    Ricardino Lacerda.

  • louvado seja o nome do SENHOR!!! DE ETERNIDADE A ETERNIDADE!!!

  • Como é bom ouvir pensamentos realistas sobre a vida, recheados com o consolo que vem da intimidade que se tem com a palavra.

    Parabens Bispo Walter, a cada dia admiro mais a sua postura honesta e transparente diante de Deus, dos homens, da igreja e da sociedade.

    Estamos muito distantes , mas como se estivéssemos perto.

    Busca-se o verdadeiro evangelho perdido de “No mundo terei aflições, mas tende bom ânimo” e de “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.. Que bom saber que não estamos sós na vida real, inserida no mundo espiritual.

    Paz do mestre.

    Sadraque
    em tempo: acabei de ler o livro Neopentecostalismo – A história não contada. Brilhante biografia.

  • Caro Bispo Walter,
    Ao longo de toda minha vida (hoje com 43 anos), convivi com esta doença. Demorei muito a aceitar, sempre “arranjava” algum motivo para o meu estado, e acreditei durante um bom tempo, que era problema espiritual…Buscava “libertações”, mas nada! Continuava nas idas e vindas de recidivas da doença. Pela misericórdia de Deus é que estou viva, e também pelo muito temor que tenho a Ele. Para resumir, depois que procurei ajuda (tratamento psicoterápico), hoje estou bem. Tomo um antidepressivo todos os dias pela manhã e agradeço a Deus por ter me mostrado um caminho.
    Meu marido também sofreu muito, não tinha ninguém para desabafar, mas me apoiou em todos os momentos. Louvo a Deus por ele.
    O nosso Senhor Jesus está do de vocês nesse momento de vale. É Ele que nos sustenta!
    Conte comigo.
    Terno abraço.

  • Passei por isso é exatamente como o senhor descreveu. Achava que não podia sentir depressão pq as pessoas iam me apontar. Hoje estou bem para a Glória de Deus e sei que foi Ele quem colocou os médicos certos na minha vida.

  • Passei por uma depressão leve nos primeiros meses de 2011, então entendo a situação. Eu não sabia o que estava acontecendo e nem mesmo tive lucidez para perceber os sintomas. Foi numa palestra da Aliança Feminina com uma psicóloga cristã com o tema: Ansiedade e Depressão- A doença Emocional (ICNV- PACIÊNCIA) que o Senhor me despertou.
    Ele como um pai zeloso e amoroso estava cuidando de mim. Minha depressão se desenvolveu primeiro por uma causa orgânica, uma anemia que requeriu cuidados e depois fui duramente atacada espiritualmente, mas o Senhor estava ao meu lado. Estou muito bem hoje, na paz do Senhor.
    Todas essas coisas e outras provas não só podem como acontecem com um cristão, as vezes pra que percebamos o quanto o nosso Deus nos ama e cuida de nós bem de perto.

    amém

  • Parabéns pela coragem de ‘ser’. Isso edifica a Igreja de Cristo, talvez mais que muitas e muitas pregações e reafirmações de ‘vitória’. E podemos notar através de comentários de pessoas que se identificaram, como sentem-se mais ‘gente’ por perceberem que não estão sós!
    Deixo, para sua reflexão, a palavra que ouvi através do Sérgio Ponce ontem: Efésios 1.15-23.
    Que o Espírito renove sua fé e consciência de quem é em Cristo; o mais está consumado.
    Com meu carinho e admiração,

  • Louvado seja o Senhor por sua coragem e transparência ao relatar tamanha dificuldade com as pessoas que acompanham seu blog. Isso confirma as palavras que ouvi do senhor nas lições do IBRMEC. Somos cheios do Espírito quando abrimos espaço para ele e falamos em salmos, hinos e cânticos espirituais, dando graças as Senhor por tudo e nos sujeitamos uns aos outros no amor de Cristo. Lembro que o senhor disse que devemos compartilhar nossas lutas em oração e uns com os outros, sem deixar de exaltar o caráter de Deus e seus atibutos em todas as coisas, como faziam os salmistas.

    Que o renovo e o consolo experimentado por estes homens que servem de exemplo para nós hoje alcancem o senhor e sua família, e que a esperança pelo Dia do Senhor inunde os seus corações de tal maneira que seu testemunho seja íntegro até o fim.

    Um abraço.

  • Amado Bp Walter, fiquei emocionado com seu relato sobre a Marta. Então quero expressar minha solidariedade como irmão em Cristo, mas também como uma pessoa que foi diretamente abençoado pela vida da Martinha. Estou com 34 anos e ainda guardo as lembranças que tenho do carinho que sua família sempre dispensou pela minha mãe Marlene e por toda minha família. Marta é e sempre será pra mim um exemplo. Impossível esquecer do sorriso meigo e das suas palavras amorosas e sábias. Apesar da distancia e do tempo, as palavras que escrevo são de um servo do Senhor que aprendeu a amar sua família quando criança e nunca mais deixou de amá-los e respeitá-los. Eu e minha casa estaremos orando pela recuperação plena e pela volta do sorriso meigo que marcou minha vida. Um abraço.

  • Querido Bispo, tenho passado por dias “cinzas” e a impressão que tinha é que eu era a única, obrigada por compartilhar conosco algo tão íntimo, obrigada pela coragem em dividir e nos encorajar com suas palavras, pois passar por isso realmente não é fácil, há momentos que dá vontade de desistir, mas aí lembramos que temos um Deus que derrama todos os dias sobre nossas vidas A GRAÇA que precisamos para vencer mais um dia.
    Que Deus abençoe cada dia mais a vida da Martinha e derrame sua graça sobre a vida de vocês.
    Abraços

  • obrigado pela sua livre sinceridade.