Início / Artigos / Como se desintoxicar do neopentecostalismo

Como se desintoxicar do neopentecostalismo

Tenho recebido inúmeros relatos de pessoas que se dizem sobreviventes de igrejas neopentecostais e suas práticas equivocadas e até mesmo perigosas do ponto de vista bíblico. Uma frase em especial me chamou a atenção: “Estou tentando me desintoxicar, após anos no neopentecostalismo”, compartilhou comigo um internauta. Com isso em mente, permita que eu ofereça conselhos práticos de como fazer essa “desintoxicação”: 

Ache uma igreja tradicional e que tenha uma Escola Bíblica Dominical para adultos.

Por que fazer isso? Sempre defendi que o que os tradicionais precisavam era se abrir mais para a atualidade dos dons espirituais. Continuo a defender essa causa. A igreja que mais abusou dos dons no mundo antigo, a de Corinto, foi a que recebeu de Paulo a seguinte admoestação: “Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons” (1 Co 12.31). Isso quer dizer que a cura para o abuso de dons espirituais não é abandoná-los, mas buscar o seu emprego com equilíbrio e afinco.

Não estou falando de abandonar o sobrenatural de Deus, mas de procurar quem o ensine com mais equilíbrio. Aqui temos de dar honra a quem honra é merecida. Os tradicionais, na sua grande maioria, são mais dedicados ao estudo das Escrituras. Batistas, presbiterianos, metodistas e congregacionais são os mais indicados. Há igrejas dessas denominações que não ensinam? Claro. Há igrejas dessas denominações sendo muito mal pastoreadas? Sim, muitas. Há igrejas de orientação liberal ou política entre elas? Tragicamente, sim. Mas há algumas que continuam a ensinar a sã doutrina. Ache uma. Digo isso não porque seja necessariamente a igreja que você vai frequentar pelo resto da vida. Mas encare isso como parte da sua “desintoxicação”.

Você precisa estudar a Bíblia a fundo. Um dos pecados da ala neopentecostal é o abuso ou o abandono das Sagradas Letras. Para quem quer se desintoxicar, tem que ser um “obreiro aprovado” (“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade” – 2 Tm 2.15).

Alguns talvez estranhem que eu não esteja recomendando a própria igreja que lidero, nem tampouco uma igreja pentecostal clássica. É claro que recomendo qualquer uma das Igrejas Cristãs Nova Vida (ICNV). São ótimas. Mas, quando se faz uma desintoxicação, é necessário se afastar de tudo o que pode te levar de volta ao vício. Toda e qualquer igreja pentecostal, inclusive a nossa, usa termos, jargões e conceitos que trazem ligeira semelhança com os do neopentecostalismo, mesmo que não sejamos neopentecostais. Como um Presbitério, reconhecemos que em tempos passados andamos perto de um neopentecostalismo tácito, só que há um bom tempo esse não é mais o caso. 

Leia dois livros importantíssimos: O Fim de Uma Era (de minha autoria) e A Verdadeira Vitória do Cristão (de Maurício Zágari).

Antes que alguém proteste que este artigo não passa de autopromoção, permita que eu diga que não recebo um centavo das vendas do meu livro, embora fosse absolutamente legítimo fazê-lo. Todos os direitos autorais são revertidos para fins missionais. Então promovo meu livro com a consciência absolutamente livre de qualquer consideração mercadológica. Acontece que esses dois livros ajudam a entender exatamente onde estão alguns dos problemas mais graves da cosmovisão da igreja atual. Quem os ler entenderá mais sobre o enorme engano que mora no seio da nação neopentecostal. As duas obras estão disponíveis em livrarias pelo país, como também no site www.editoraanoodomini.com.br 

Aumente seu interesse por teologia.

O argumento “não preciso de teologia, só de Jesus”, é um apelo à ignorância e não acrescenta nada a nossa vida espiritual. Pelo contrário: teologia é a formação de conceitos corretos e bíblicos. É a maneira pela qual os pensadores organizaram o conhecimento bíblico e o traduziram à prática e ao culto cristão. Há muitas disciplinas de teologia: teologia bíblica, cristologia (sobre Cristo), pneumatologia (sobre o Espírito Santo), eclesiologia (sobre a Igreja), soteriologia (sobre a salvação) e outras mais. Uma boa Teologia Sistemática seria um santo remédio para quem quer botar os pés de volta no chão. Recomendo a da editora Vida Nova, escrita por Franklin Ferreira e Alan Myatt. Entre no site deles. É um livro grande e vai levar tempo para ler. Mas estamos falando de uma desintoxicação e isso não é feito sem um pouco de esforço.

Teologia é a linguagem da Igreja. Mesmo negando fazer teologia, os neopentecostais endoutrinam com a sua própria teologia. Só que não usam livros. Usam frases feitas, adesivos, chavões e uma cultura interna massacrante de autoajuda e pensamento positivo. A única maneira de renovar a sua mente (Rm 12.1,2) será por meio de um esforço mental consciente e excelente.

Desligue-se da televisão evangélica e das mesas redondas.

Neopentecostalismo se perpetua nas conversas do dia a dia. É nas frases feitas e afirmações positivas que ele cresce. É só mais um vigoroso “em nome de Jesus” pronunciado na hora certa que a intoxicação volta a acontecer. É só pelo “eu determino” sacado na hora “H” e seus brios neopentecostais vão deixar você arrepiado e “cheio de poder”. Lembre-se: os Alcoólicos Anônimos sempre dizem que o segredo é evitar o primeiro gole. Triunfalismo é um verdadeiro tóxico. Faz com que nos sintamos “poderosos”. É um engodo. Só com temor a Deus, pé no chão e o nariz nos livros é que você vai conseguir se libertar.

Vivemos dias de enorme corrupção nos quadros cristãos e evangélicos. Sob essa rubrica há de tudo: liberalismo, neopentecostalismo, ativismo político e uma série de males que estão desfigurando a face da Igreja de Jesus Cristo. Para quem está despertando para esta realidade, conte com a minha pequena contribuição neste blog, nos vídeos e nos livros.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Paz, Bispo.
    Seus posts tem me feito crescer, têm me edificado muito. Uma bênção!

  • Bispo Walter,

    Dias atrás estava comentando com minha esposa, que louvo ao Senhor Jesus por sua vida. Digo isto, pois, há muito tempo não via, não lia e assistia alguém com conhecimento teológico, bíblico, santo e que alimenta as pessoas com o verdadeiro alimento espiritual. Ensinando a sã doutrina. O senhor não é o meu líder eclesiástico, entretanto o admiro. Uma nota apenas, meu pastor é muito sensato e tem muitas características parecidas com a sua. Enfim…

    Escrevo isto para lhe informar que o fruto do teu trabalho tem surtido efeito. Meu processo de desintoxicação começou no início de 2011 pois algo me incomodava muito no intímo, com tudo que ouvia, lia, assistia, presenciava. E encontrei no Youtube, um vídeo divido em duas partes, de uma palestra que o senhor deu e falava sobre o livro O Fim de uma Era e explanava algumas coisas sobre ele e suas considerações sobre a vida cristã, a Igreja e demais assuntos abordados no livro.
    Daí então, comprei o Fim de uma Era, conheci teu blog, através dele o de Maurício Zágari, comprei A Verdadeira Vitória do Cristão, Neopentecostalismo – A história não contada, p0r indicação num post do Zágari comprei O Livro dos Mártires e estou comprando o que vejo o senhor mencionar e o Zágari também. Comecei a estudar o que há tanto tempo eu quis mas deixei que morresse em mim – o sonho de fazer Teologia.
    Tenho crescido e aprendido. Reconheço que tenho muito mais também a percorrer. Mas estou animado, extasiado (se assim posso dizer) em redescobrir os rudimentos básicos da fé que aprendi quando criança e que infelizmente perdi entre os anos por conta do neopentecostalismo corrompido.

    Ps: Deixei em 90% de assistir TV.. .exceto filmes, pois aprendo com eles também e também sou seletivo.

  • Anderson,
    São testemunhos como seu que me dão uma alegria enorme e um incentivo incalculável para continuar. Por mais que a internet é “interativo”, é difícil aferir os resultados do que fazemos aqui (no caso de livros, muito menos).
    Obrigado pelo retorno. Que Deus o abençoe.

  • Bispo Walter, boa tarde.

    Estive presente ontem a noite num encontro de professores de um dos seminários onde leciono. O objetivo destes encontros, entre outras coisas, seria tratar os rumos daquilo que temos tratado em sala de aula acerca da Teologia enquanto ciência. Gostaria de poder dizer algo diferente mas, a verdade é que saí deste encontro com um pesar muito grande em meu coração pois, embora eu entenda todos os perigos e desvios contidos na Teologia da Prosperidade, ainda existem os transtornos causados por um “outro inimigo”… A Teologia Liberal. Confesso Bispo Walter que, a cada dia que passa, sinto-me gradativamente mais exaurido por este nicho teológico e toda sua agenda de leituras e propostas acerca da verdade contida nas Escrituras. É por isso que sempre busco lugares onde possamos dialogar (como este espaço aqui), onde, de alguma maneira possamos dar manutenção a esperança de que dias melhores virão… Louvo à Deus pois, por aqui percebemos que não estamos combatendo o combate da fé sozinhos.

    Paz e bem a todos àqueles que defendem com avidez a Sã Doutrina.

  • Olha uns meses atras Deus abriu minha visão sobre o mesmo o que mais pesa é a Teologia da prosperidade, cujo o qual nao pratico apesar deu ser de uma denoninação neopentecostal, procurei uma igreja tradicional para estudo biblico, tem uma reunião extra na semana sem ser a escola dominical pra estudar afundo a palavra, tem sido realmente uma benção na minha vida mudou o meu espirito, apartir dai vi como é realmente andar com Deus, e ser humilde, e a entender mais afundo o que os evangelhos dizem, e a fome da palavra de Deus é tão grande em mim, que procuro sempre consultar a biblia em decisões minusculas que tenho que tomar na vida, o temor a Deus aumento é outro, aprendi que em Deus nao se manda, e nem merecemos nada, mais pela misericordia q ele tem por nos e o amor…… hoje minha oração é completamente diferente, minha postura é diferente, eu realmente vejo agora como é a verdadeira liberdade e vitoria que Deus nos dá….

  • Olá bispo Walter, agradeço pela indicação de uma igreja Congregacional. Sou pastor e editor de publicações da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, presidida pelo Pr. Aurivan Marinho preletor com o senhor na Consciência Cristã aqui na Paraíba. Faço parte na 1a Igreja Congregacional em João Pessoa/PB, com 80 anos de vida. Aqui temos uma Escola Dominical graças a Deus forte, mas luto todo dia para melhorá-la, já que sou parte da diretoria da mesma. Deus o abençoe nesses escritos esclarescedores, e vou procurar adquirir seus livros. Louvo sua atitude com a renda do mesmo.

    Joelson Gomes
    http://historiacongregacional.blogspot.com

  • Excelente artigo, bispo Walter. Não tenho dúvidas que o neopentecostalismo, com seus supostos “apóstolos”, com suas doutrinas extra-bíblicas, e com o afastamento gradativo das Escrituras, estão confirmando o que o apóstolo Paulo profetizou, que nos “últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores”. Infelizmente, o povo evangélico não é Bereano, ou seja, não vai procurar nas Escrituras se as coisas são de fato assim, e também não é como a igreja em Éfeso que pôs “à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são” (Ap 2.2). Tudo isso que estamos vivendo hoje está levando a Igreja à apostasia, e não ao avivamento como alguns imaginam. Poucos têm permanecido fieis à Palavra. Jesus perguntou: porventura quando o Filho do Homem voltar, encontrará fé na Terra? Fé, não… mas “crendices” sim.

  • Paz a todos,
    Eu sou uma sobrevivente do neopentecostalismo. Cheguei a entrar em depressão, tal era o peso do “determinar” e o de colocar a culpa na falta de fé ou um pecado oculto. A explicação estava sempre em que se você está fora do pecado, Deus é obrigado a te abençoar.
    Quando em meio a este estado, a mais de 9 anos atrás,Deus começou a resgatar-me e mostrar-me que não existe fórmula para ser abençoado e do que significa “graça”!!
    Ah amados, estou livre para desfrutar o amor do meu Pai e de coisas que não mereço!!
    Como é bom saber que independente do que eu faça, Ele me ama, quer e vai me abençoar, MAS no tempo Dele, pois Ele é soberano e eu sua serva!!

  • Estou na Zona Leste. Onde fica a Igreja Cristã Nova Vida. Por gentileza informar o endereço. Gostaria de saber do texto da biblia que diz em Proverbios: 18-1.?

  • Como é bom saber que Deus é fiel e apesar de tudo que se levanta para apagar a luz e a pureza do evangelho, Ele sempre desperta pessoas a fim de lutar por uma fé simples e pura. Confesso que este tem sido meu anseio também e é bom saber que não estamos sós. Sou presbiteriano calvinista, mas o melhor é que Cristo me satisfaz plenamente. Não conhecia este blog e nem o Bispo Walter, mas pesquisando sobre o tema “neopentecostalismo” o encontrei. Este movimento infelizmente é o ressurgimento do que foi a igreja católica antes da Reforma.

    A venda de indulgências ou de objetos de fé, os milagres em troca de dinheiro, o enriquecimento e a construção de templos exarcebados, a refutação de partes da biblia para justificarem suas ações, a não exposição das Escrituras através de estudos para que o povo não conheça a verdade e não se levantem contra, a exploração do misticismo e do sobrenatural acima da simplicidade do evangelho, e como tornam dependentes dos seus líderes as pessoas que frequentam estes locais são apenas alguns exemplos.

    Dou graças a Deus pela vida de cada um de vocês que tem sido despertado contra essas práticas e voltado para o estudo da Palavra de Deus. Ele é fiel e supre todas as nossas necessidades e o plano que Ele tem para cada um, desde o principio, é bem mais alto do que os prazeres deste mundo.

    Como disse Lutero: “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”.

    Deus os abençoe grandemente, e nos faça viver a fé que vem de Deus e a conhece-lo cada vez mais em sua Palavra, que não muda e não falha.

  • Ola Pastor Walter, Paz do Senhor, muito bom esse artigo. Gostei muito, faço parte do membro da igreja presbiteriana missionaria de Ribeirao Pires-SP. Nao somos pentecostais, mas tambem nao somos tao tradicionais, acreditamos nos dons, e praticamos, mas tudo conforme a Palavra nos ensina. Como o dom de linguas por exemplo, na minha igreja pessoas falam em linguas, inclusive meu pastor, mas tudo com ordem, sem extravagancias, nao se esculta muito, falam baixo entre eles e Deus. Acredito que sua igreja tambem seje assim, gostaria de conhecer mais a respeito, nunca tinha ouvido falar, e é inédito para mim tambem o fato de um pentecostal ser calvinista. Gostei muito e aprendi muito com o senhor, espero poder ter mais acesso ao senhor pastor. Obrigada, Louvo a Deus por sua vida, que Ele possa continuar usando o senhor para abençoar a muitos. Fica na Paz!!!! Milene