Início / Artigos / Arranque um olho em 2013

Arranque um olho em 2013

O mês de janeiro tem esse nome em homenagem a um deus da mitologia romana, chamado Janus, que era conhecido por ter duas faces: uma era voltada para trás, para o passado; a outra era voltada para o futuro, para frente. Janus era, assim, a divindade associada às transições. Nesta semana entre o Natal e o ano-novo vivemos novamente uma passagem simbólica do velho para o novo, o ano que se passou e o que está chegando.

A virada do ano é marcada por uma explosão de palavras, emoções, festas e desejos de prosperidade, felicidades, muita paz, muita saúde etc. etc. etc… São chavões e mais chavões a que ninguém parece conseguir resistir. Até entre irmãos na fé vemos essa compulsão de desejar a todos as mesmas “alegrias”.

Mas permita que eu lhe deseje algo completamente diferente. Desejo que você consiga arrancar um olho em 2013. Isso mesmo: que consiga arrancar um olho. Para explicar o que quero dizer, cito as palavras do Nosso Senhor.

Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte- a e lance- a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno. (Mt 5.29)

Ao nos lembrarmos das lutas e das alegrias, das vitórias e das derrotas de 2012, creio que poucos poderão, se forem honestos, lembrar-se do ano sem uma pontada de remorso. Esse não é um pensamento “alto astral”, eu sei. Mas é um fato. Há coisas que preferimos esquecer. Até porque não nos faz bem nos lembrarmos delas. São coisas que dificultaram a nossa caminhada com Deus, que nos levaram a lamentar a nossa condição pecaminosa, coisas que fizemos, falamos ou até pensamos e são indignas de quem se diz discípulo de Cristo.

Essas coisas não podem continuar. Precisamos resistir a elas, estirpá-las da nossa vida. Se deixadas livres e soltas, podem desfazer tudo o que temos por precioso. Objetivamente: são pecados. É certo que vão nos destruir se seguirem livres e desenfreados.

Esses pecados não entram pela pele. Entram por outras vias. Não flutuam no ar, masexistem fora de nós. Afinal, as tentações e os atrativos deste mundo são mediados. Valem-se de veículos para nos alcançar. Por meio de uma avalanche de meios de comunicação se apresentam, se insinuam, chamam e procuram ocupar a nossa mente e se apossar da nossa alma. Fazem com que os nossos ossos adoeçam e com que nos desviemos de uma vida pura e voltada totalmente para aquele que é perfeita luz. É o mundo, com tudo o que esse conceito abrange. É o fascínio mundano. É o mundo de consumo. É o mundo da beleza fascinante. É o mundo do poder. É o mundo da volúpia. É o mundo da celebridade. É o mundo da ganância. É o mundo da vanglória. É o mundo da violência. É o mundo da gula e da bebedice. É o mundo todo que nos invade, como uma onda que nos pega e quer nos levar para o fundo.

Esse mundo só terá poder sobre nós se lograr êxito em achar uma via de entrada. Ou pelos olhos ou pelos ouvidos – o mundo só manifesta o seu poder se lhe damos o direito de entrada. Como nos filmes de vampiro, o vilão só pode entrar pela porta da casa se o dono lhe fizer um convite direto. Após isso, ele entra e mata a vítima com a sua mordida mortal. Do mesmo modo, o mundo só pode nos morder se o convidamos a entrar. E temos feito exatamente isso. Sem nos dar conta do que estamos fazendo, deixamos o mundo invadir nossa vida. Ligamos a televisão e assistimos ao que não convém. Ouvimos as fofocas, lemos as revistas de celebridades, enchemos os nossos olhos com o que é francamente venenoso para a nossa alma. E, no fim, a alma se perde.

Jesus disse que é melhor ficar cego do que perder a alma. É melhor perder o mundo do que perder a alma, que vale mais do que o mundo todo. Qual é o meu desejo para você em 2013? Que feche a porta. Não estenda o convite para o que vai mordê-lo.  Estamos numa transição entre o velho e o novo. É a época do ano em que pensamos nessas coisas. Então, antes que seja tarde, antes que o novo seja apenas a reedição do velho, “arranque um olho” (por assim dizer). Tome uma atitude de desligar algo, cancelar algo, cortar os laços com algo. Pois a sua alma vale mais do que tudo o que você poderá “perder”. Vale muito mais.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Excelente reflexão!!! Estava ontem mesmo pensando sobre isso. Analisando o que fiz de errado e que atitudes minhas preciso consertar. Realmente precisamos fechar a porta para muitas coisas que nos afastam da presença de Deus. Obrigada mais uma vez por ser canal de benção para minha vida. Que neste ano novo, Deus continue te usando para ser benção na vida de muitos!

  • Sensacional! Parabens Bispo e que possamos perder nossos olhos se preciso for! Um abençoado 2013 junto a sua familia e Ministerio.

  • Eu preciso arrancar um olho, e peço a Deus a graça necessária para fazê-lo. Obrigado mais uma vez, meu irmão, por essa reflexão que conduz à ação.

    Márcio, ICNV de Marechal Hermes

  • Boa noite Bispo!

    Pra quem está buscando se fortalecer cada vez mais na Palavra do Senhor, como eu, interromper certas práticas, que as vezes se dão meramente pelo costume, é fundamental. É necessário para uma nova vida.

    Muito obrigado pelos posts! Tenho lido todos e têm sido inspiradores.

    Grande abraço!

  • JO

    Não me lembro de alguém ter desejado algo tão bom pra mim.
    Glória a Deus!!!

  • Sim, eu precisava ler isto.
    Obrigada por deixar Deus usá-lo!

  • Muito bom!!

  • Bispo. Que Deus abençoe o senhor e sua família.
    E que quando o nosso Senhor e Salvador voltar, todos nós estejamos despojados de toda a nossa fragilidade humana. Desejo o mesmo a todos os nossos irmãos no mundo inteiro, que consigamos arrancar um olho em 2013.

    A paz do Senhor Jesus !

  • Pr. Gilson Macedo CENU – Comunidade Evangélica Nova Unção em Campo Grande – RJ.
    29 de dezembro de 2012 às 22:47.

    Que um grande número de pessoas possam ler e refletir agora no finalzinho de 2012, e pôr em prática em todo 2013. Bp. Robert Walter, Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde.

  • Simplesmente inegáveis verdades ditas Bispo Walter, artigo o qual falou profundamente ao meu coração (ou apenas mais uma delas…) e por isso compartilharei como base para nossa primeira ministração ao nossos jovens em 2013.

    Que nosso Senhor Jesus continue lhe abençoar ricamente.

  • Ah! Quanta coisa desejaria não ter feito, e outras tantas que desejaria ter feito.
    Mas vale a pena lutar mais um round com a graça de Deus. . Todas as coisas cooperam…
    Pr. Hélio. ICNV C. Soares

  • É Maravilhoso ser Cristão! Nunca no mundo seriamos Instruídos com palavras semelhante a essas vinda de Deus por intermédio do nosso bispo, palavra dura ( para mim ) que preciso da graça de Deus para conseguir desfocalizar das coisas do mundo que nos cerca todos os dias, mas foi bom ter lido esse texto, pois é útil para minha edificação. Gloria a Deus.