Início / Artigos / A Tulipa da discórdia

A Tulipa da discórdia

Na nossa busca pela verdade, é vital que a encontremos – não a verdade que queremos que seja, mas a verdade que é. Já faz muito tempo que desisti de tentar fazer a Bíblia dizer o que mais me agrada. Ela está cheia de coisas difíceis de aceitar, a não ser que eu me ponha como servo delas e não como juiz das Sagradas Letras. Espero que possamos fazer exatamente isso. Não pretendo, por intermédio desta série sobre Calvinismo que tenho escrito no blog, resolver todas as nossas dúvidas. Mas queria, no mínimo deixar bem claro o que está em jogo aqui. O que está em jogo é a verdade. E somente a verdade, nada mais e nada menos, nos libertará.

Quando falamos de Calvinismo, temos de entender que esta rubrica abrange um gama teológica que vai muito além dos tão celebrados “cinco pontos”, ou seja, a sua soteriologia (doutrina de salvação). Na intenção de escrever uma defesa da fé para o rei da França, Calvino escreveu uma teologia sistemática, que até hoje, continua sendo uma das mais fáceis de se ler. Isso se deve, em parte, ao fato de o rei da França não ter sido nenhum intelectual de expressão. Além disso, o livro serviria como um curso para membros da igreja.

Os cinco pontos, conhecidos pelo acróstico TULIP, são:

1. Total Depravação: isso simplesmente quer dizer que quando Adão e Eva pecaram, ficaram mortos para Deus e se tornaram escravos do pecado e, consequentemente, da morte. O homem, portanto, não tem a capacidade em si de ver as coisas de Deus e escolher. Não é que não tenha o livre-arbítrio. Ele tem. Mas as escolhas que lhe são disponíveis caem debaixo de uma vida escrava. O escravo pode escolher somente o que lhe é permitido. Quem é escravo da morte não tem a capacidade de escolher a vida.

2. Por isso mesmo, quem crê em Cristo o faz porque Deus o elegeu, sem que esta escolha se baseie em qualquer critério que possamos compreender. Sua eleição não tem mérito pessoal. Assim, o segundo ponto é conhecido como Eleição Imerecida.

3. Isso quer dizer que Jesus não veio para tentar salvar-nos. Ele veio, morreu e ressuscitou para salvar todos a quem Deus decidiu salvar. Quer dizer que a obra de Jesus Cristo, pregada para todos, se aplica de forma limitada e somente a aqueles a quem Deus elegeu e, consequentemente, faz nascer de novo (no momento em que ouvem a pregação da Palavra).

4. Literalmente nascemos não por nossa vontade, mas por vontade de outro, ou seja, de Deus. Isto significa que Ele nos resgata e nos transforma e a nossa fé é o resultado direto desse ato maravilhoso de salvação.  Este item é conhecido como Graça irresistível.

5. Finalmente, se Ele nos salvou, nos salva e nos salvará. O que Deus começou, certamente levará até o fim. Todos os eleitos naturalmente vão perseverar. Inversamente, os que não perseverarem não foram realmente salvos, pois salvação é uma obra divina que começa e termina pelo poder de Deus.

Como Deus é eterno e existe desde antes do início do início, de fora do tempo Ele cria “vasos” (pessoas) pela quais demonstrará a sua justiça e outros por meio dos quais Ele demonstra a sua graça. Na verdade, todos foram condenados em Adão. Todos merecem morrer para sempre. Mas apraz a Deus salvar a quem Ele escolhe salvar. Esse argumento se acha mais bem descrito em Romanos 9, o capítulo inteiro. Claro que a palavra “predestinar” se encontra ao longo do Novo Testamento. O próprio Judas foi chamado de um “predestinado à perdição” pelo Nosso Senhor, na sua oração sacerdotal de João 17.

Sugiro que leia o capítulo 9 de Romanos, pois no próximo post, irei tratar de algumas dificuldades que temos com isso. É claro, como falei no último texto, que estamos falando de Deus. Deus é infinito, eterno, insondável e, como disse Paulo, o oleiro que nos fez. Ele não é o objeto do nosso estudo. Ele é a razão. E não se engane: entender essa diferença é absolutamente vital para que tratemos a questão corretamente.

Na paz,

+W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Bspo,a Paz!Lendo seus Post,sinto uma paz tremenda,assim como sinto quando o vejo e escuto pregar.Que o Senhor Jesus em sua infinita misericórdia o abençoe cada dia mais e mais.Amém.

  • concordo com o senhor em tudo ,ficarei esperando aproxima que Deus continue te abençoado .

  • Querido bispo, esses ensinamentos são de vital importância para que zelemos pela obra de Deus com muito mais entendimento. Seria possível nôs enviar alguns poster do seu blog e do website,para uma maior divulgação na ICNV de São Fidélis???
    UM BOM DIA PARA TODOS!!!

  • A pergunta que fica na minha cabeça é: Por que Deus nos envia ao mundo todos nós para salvar somente quem ele escolheu salvar? Me soa um pouco de maldade… Mas sei q Deus é bom. Espero entender com o tempo e com as próximas leituras…

  • Porque todos os cristão e pregadores não falam apenas de Jesus? Se importam tanto com as teologias de homens (muitos deles realmente homens importantes). Esquecem de falar do amor de Cristo baseado nas escrituras e tentam falar do amor de Cristo baseado nos pensamentos desses homens.
    Não tenho nada contra esses grandes homens, mas, não acho correto discutir tanto o pensamento deles e tentar convencer um ao outro a respeito da teologia defendida….

  • Maravilha, apenas maravilha. Tenho certeza que Deus fará grandes coisas na vida dos leitores, como o amado bispo falou. É preciso dar a primazia a Deus para compreender um pouquinho a cerca do Calvinismo.
    O meu primeiro professor de Teologia Sistemática dizia: “para começar a compreender um pouquinho sobre calvinismo, é preciso aprender primeiro quem Deus é entender que Ele é o Criador de todas as coisas, e a Ele pertence à primazia, ou seja, o olhar do calvinismo vem do Criador para a criatura e não o contrario”. Obrigado bispo, pena o estudo vir aos poucos.

  • Não consigo acreditar na predestinação. Uma pessoa próxima a mim, depois de ler um sermão de Calvino, que dava uma espécie de sinais que os “escolhidos” teriam, como uma sede desmedida por Deus, coisas assim, ele se auto-avaliou, achou que não tinha os tais sinais e deduziu que não era um escolhido. Acho que essa doutrina mais confunde do que edifica. Fiquei muito triste com o que aconteceu …

  • Concordo plenamente que vivemos pela GRAÇA, que é o favor imerecido do homem e ninguém pode entender os intentos do Senhor, nem ser Seu conselheiro, nem dar primeiro a Ele para que seja recompensado !
    Porque DELE, por ELE e para ELE, são todas as coisas. Glórias pois a Ele eternamente. Amém !

  • Muito bom texto, bispo! Mas quanto a essa parte: “Quem é escravo da morte não tem a capacidade de escolher a vida.” Acho que isso é o contrario de: “Não é que não tenha o livre-arbítrio. Ele tem.” Ou somos escravos do pecado ou de Cristo, nossas escolhas nunca são livres… Temos a livre agência, mas elas sempre são determinadas pelo que somos e por quem seguimos!
    (Me corrija se tiver errado)!

    Obrigado pelos textos!

  • Olá Bispo. A Paz.

    Incrível!! Como pode? Herdamos de Adão a condenação, o pecado e a morte, e isso (estou pasmado) sem fazermos nada para isso. Não fizemos nada, tadinhos de nós!! Então como pode alguém dizer que alcançamos a salvação por méritos pessoais!!?? Não estou dizendo que podemos pecar a vontade pois somos salvos e ponto, estou dizendo que se nos consideramos salvos então devemos viver como tais, consequência do que somos, salvos em Cristo e por Cristo somente. Quem usa da doutrina que por ser salvo, pode fazer o que quizer porque seu destino independentemente é o céu, creio, que, infelizmente, não passa de um libertino e precisa rever seus conceitos, precisando de oração e exortação para rever seus erros, assim como todos nós precisamos quando estamos em falta.

    Bispo, gostaria, se possível, que o Senhor pudesse fazer uma comparação entre os pontos do Calvinismo e do Aminianismo, não no intuito de se criar contenda e confusão, como muitos talvez desejem, poi sei que a defensores ferrenhos das duas doutrinas que historicamente de degladiam , mas gostaria que a comparação fosse feita no sentido de nos esclarecer e trazer conhecimento.

    Que Deus lhe abençoe e o senhor possa trazer conhecimentos que edifiquem as nossas almas.

    Na Paz.

  • A questão de se Deus é maldoso, Renan, ou injusto é tratado por Paulo, com toda clareza, em Romanos 9.14-16. Esta questão não coloca Deus como um déspota, mas como um criador e soberano sobre a sua criação, e que age tanto com justiça, como com misericórdia (Romanos 9.22-24).
    O fato é que ninguém escolhe a família na qual irá nascer. Desde o sem teto da Etiópia, que morre de fome aos 3 anos de idade, ao Marajá da Índia ou filho de magnata na Holanda, todos nascem independente da sua vontade. O livre arbítrio certamente não influencia isto. Se nascemos no pecado, é igualmente contra a nossa vontade, mas isto não quer dizer que não nos tornamos culpados, pois “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3.23. Todos, portanto, precisam de um salvador. Vamos continuar com a discussão, em breve. Na paz.

  • Katiana, sei como você se sente. A boa doutrina não confunde, mas edifica e norteia. O fato de não entender algo, não quer dizer que não seja verdade. Eu não entendo a física quântica. Mas, tenho certeza que é uma teoria científica que tem mérito. Este assunto nos contraria, e contraria o espírito da nossa época, de tal maneira, que a nossa compreensão é enormemente prejudicada. Mas fique comigo mais um pouco. Estou procurando ser bem claro e meticuloso no trato desta verdade tão preciosa. Na paz.

  • Bp. eu não entendi muito bem, conheço em parte o calvinismo sem nunca ter me aprofundado no assunto, e a teologia da predestinação eu sempre tive bloqueios em relação a ela, contudo lendo esse post do senhor, fiquei ainda mais em duvida. Se Deus já escolheu e predestinou o destino de todos, pra que nos serve o evangelismo e a busca pela salvação de todos os homens?! Essa é uma dúvida que me acompanha já há algum tempo!

  • Bispo, tenho muita resistência a esta dutrina pois não consigo enxergar justiça nela…Me parece subestimar o sacrifício de cristo limitando-o à algumas pessoas. Sinceramente, se é uma verdade inquestionável da palavra me resta aceitá-la, mas, também (espero que me entenda) ignorá-la, para que, pela minha dificuldade de compreensão, não se torne para mim pedra de tropeço. Na paz de Cristo.

  • Muito obrigado pelo esclarecimento Bispo! Agora entendo.

  • O grande drama pra se entender Predestinação é que estamos tão absorvidos pelo humanismo secularista do Iluminismo que não conseguimos sequer conceber a possibilidade de a Soberania de Deus ser, de fato, Soberana (com perdão da redundância).

    Desde a escola, somos doutrinados em conceitos que vão contra as premissas mais elementares do cristianismo. Somos empurrados por professores de literatura e história para um ceticismo às vezes imperceptível.

    Muitos seminários teológicos carregam isso pra dentro das cátedras. Por isso se tolera tanto o Teísmo Aberto (que vai muito além do Arminianismo, mas tem nesse, um ponto de partida).

    Continue Bispo. Toda vez que uma denominação deixa a arminianismo (estou falando da Igreja de Nova Vida que conheci no meu tempo) e passa ao calvinismo ou teologia reformada (Igreja Cristã Nova Vida) sofre alguns reveses. Mas é preciso manter a fé.

  • Bispo, porque muitas pessoas são injustiçadas dentro das igrejas, pelas familias de pastores que ditam regras absurdas só para os membros, onde eles próprios não cumprem. Colocam fardos nas costas do povo que eles mesmo não conseguem carregar. Mesmo suas familias não cumprindo “tais regras” são permitidos estarem nos púpitos pregando, cantando, mas os outros membros sempre são jogados para escanteio…. porquê tanta injustiça? E o pior, é que eles não deixam chegar esses determinados assustos aos Bispos, mantendo sempre o assunto entre eles, e o pior é que ainda ameaçam os membros que se fizerem qualquer comentário para os pastores de outras localidades (que estão foram do seu rol de amigos, é claro) poderão ser excluídos… ah! Bispo…. quantas igrejas estão vazias por causa dessas atitudes maléficas… Até quando ?????

  • É Rebeka, a Igreja não está bem. Creio que há uma falta de amor e transparência entre muitos líderes, hoje em dia. Por que? Porque desde a nossa formação inicial, temos ignorado a graça de Deus e a necessidade de tomar o jugo de Cristo, aprendendo dele. Galgamos uma carreira na fé, sem que sejamos alicerçados na piedade, de fato. Acabamos caíndo sob a acusação do Fariseus que jogam fardos sobre os liderados, sem a menor intenção de suportar os mesmos. É uma tragédia, sim.

  • Não acredito que o homem tenha um livre arbírito, apesar de agir livremente dentro da esfera de sua natureza pecaminosa. Por certo, o arbítrio (vontade) do homem morto nos seus delitos e pecados é escravizado de modo que tem a Satanás por mestre. Quanto a esses, estão carentes de uma libertação que só Cristo pode proporcionar…

  • Querido Ricardo, Graça e Paz de Jesus!
    Quando se fala de um pensamento/doutrina teológica, a qual tem o nome de “Calvinismo”, se torna necessário, também, falar de JOÃO CALVINO, que foi o sistematizador moderno dessa teologia. Note que todos os pontos são tirados da bíblia e têm referências. O que está em questão aqui não é apenas a opinião de Calvino, mas o que essa opinião tem de correta, coerente e verdadeira.