Início / Artigos / A Igreja Adúltera

A Igreja Adúltera

Vez após vez, no Antigo Testamento, os profetas foram comissionados por Deus para proclamar uma mensagem dura contra povo de Israel. A mensagem consistia em lembrar o povo escolhido do fato de Deus ter lhes livrado do cativeiro no Egito e tê-los conduzido pelo deserto até a terra prometida a seu ancestral Abrahão. Essa boa terra se tornou o palco da idolatria do povo – o lugar onde praticaram o que era mal, chegando a seguir após outros deuses, para deles receber benefícios como colheitas mais fartas e proteção de inimigos. Essas bênçãos faziam parte da própria Aliança entre Deus e Israel. Todavia, eles não ficaram fiéis aos termos da aliança e teimosamente seguiram após outros deuses – os que podiam ver e tocar, os que se adornavam de ouro e de “charme”.

Insensatez. Loucura. O que eles estavam pensando? Será que o mesmo Deus que os tirou do Egito, abriu o Mar Vermelho, fez chover maná diário por 40 anos, não poderia continuar a fazer-lhes bem? Mas, fé é algo que não existe de maneira estática. Mais do que apenas crer. Mais do que ter uma doutrina, temos que manter essa fé presente na nossa memória ativa e operante. Entendendo isso, passamos a entender o porquê da instituição da Santa Ceia. Por que uma refeição? Jesus disse: “Façam isso em memória de mim.” Mas, como poderia eu esquecer? Como poderia deixar de ser um seguidor daquele que tanto me perdoou e tanto me fez bem?

Tragicamente, é o que fazemos. Nos esquecemos. A natureza humana é adúltera por natureza. Ela esquece seus votos, seus livramentos, e trai o que é mais precioso e sagrado.

Tiago disse em Tg 4.1-10: “De onde vêm as guerras e discórdias que há entre vós? Será que não vêm dos prazeres que guerreiam nos membros do vosso corpo? Cobiçais e nada conseguis. Matais e invejais, e não podeis obter; brigais e fazeis guerras. Nada tendes porque não pedis. Pedis e não recebei, porque pedis de modo errado, só para gastardes em vossos prazeres. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo se coloca na posição de inimigo de Deus. Ou pensais ser sem motivo que a Escritura diz: O Espírito que ele fez habitar em nós tem muito ciúme? Todavia, ele nos dá maior graça. Portanto, ele diz: Deus se opõe aos arrogantes, porém dá graça aos humildes. Assim, sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de Vós. Achegai-vos a Deus e ele se achará a vós. Pecadores, limpai as mãos, e vós, que sois vacilantes, purificai vosso coração. Entristecei-vos, lamentai e chorai. Que o vosso riso se transforme em lamento, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará”. (Bíblia Versão Almeida Séc. 21)

A Igreja vive atrás de muitas coisas hoje em dia: sucesso, fama, riqueza, prestígio e prazeres que nem convém mencionar. Todas essas coisas são sintomas de um povo que ama o mundo e as coisas deste mundo. O Espírito está com ciúmes. Não porque é inseguro, mas porque temos sido adúlteros. Esquecemos o nosso primeiro amor. Esquecemos de quem fomos desposados. Achamos que a fé é uma mercadoria que podemos envergar em benefício próprio, e de maneira absolutamente mundana.

Tiago já o disse: este não é um momento de festejar. Pelo contrário, a Igreja Adúltera precisa cair aos pés do seu Senhor e Mestre e pedir perdão. Temos que renunciar a nossa amizade com o mundo. Temos que nos arrepender por nos termos feito inimigos do nosso Senhor e Salvador.
Esquecemos. É hora de voltar a viver uma vida mais próxima da Ceia – em memória de quem nos amou e deu a sua vida por nós. Lembremo-nos, antes que seja tarde demais.

Na paz,

+ W

Leia também

leia+6

A leitura inspecional Parte 3 | por Gabriel Carvalho

Dando sequência à nossa série de textos “Leia mais e melhor”, finalizaremos neste texto as …

  • Hoje revi um vídeo e postei no facebook, com a música “Primeiro Amor”, cuja letra fala exatamente do tema central desta mensagem: arrependimento, volta às primeiras obras. Ouvindo-a, em casa, meu coração foi convertido a Deus. Atualmente, sinto desejo e prazer em ouvi-la e relembrar de onde Ele me tirou. Relembrar da sequidão do deserto de onde eu vim… e me leva a dar graças ao Seu imenso amor e valorizar a Sua maravilhosa graça continuamente derramada sobre mim! Acredito que estamos começando a viver este tempo, enquanto Igreja de Cristo. O Espírito tem movido líderes (ainda minoria) para trazer esta palavra que move corações nesta direção, para reconstruir o “templo” do Senhor. Ele é soberano e não deixará que os que são Seus, se percam na religiosidade e numa pseudoespiritualidade enganosa e corrupta dos verdadeiros princípios e valores. Assim creio…

  • Bispo, seu texto me faz lembrar uma frase de George Sanayana “Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo.”
    .
    Grande verdade, nós esquecemos e por isso pecamos. A ceia para mim é um momento especial não só pelo “em memória de mim” mas principalmente pelo “porque quem de Mim se alimenta, por Mim viverá”. Isso sempre me bate muito forte.
    .
    A paz.
    .
    Luiz Felipe

  • Muito obrigado Bispo.

  • A Igreja que professa o nome do Senhor deve voltar às práticas antigas e a simplicidade do Evangelho da Graça de Deus. Deus o abençoe, Bispo Walter, pois, seu comentário é pertinente e sério.

    Espero que vocês suportem um pouco da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo.O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem
    pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o toleram com facilidade. Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”. Eu posso não ser um orador eloqüente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação. 2 Co 11:1-5

  • Bispo sou obrigado a concordar com seu artigo, pois infelizmente tudo o que o senhor escreveu é verdade e temos visto esse mal no meio da igreja. Mas como eu gostaria de ler a respeito da igreja verdadeira. Porque damos tanto “ibope” para a igreja apostata? Gostaria de lembrar a todos que igreja verdadeira também existe, a igreja que se santifica, que sofre, que chora, que ora, que adora ao Senhor Jesus em espírito e em verdade. igreja que não se vende, que honra à Deus com sua fé e amor. A igreja que sofre porque é confundida e tratada como se fosse apostata, simplesmente porque é colocada na vala comum onde se encontra a igreja adultera, que fez aliança com o dragão e é descrita no livro de apocalipse como a besta que emerge da terra, que tem aparência de cordeiro, mas fala como dragão. O trigo está sendo tratado como se fosse joio, as virgens prudentes estão sendo chamadas de prostitutas por causa das néscias. Ah! como eu gostaria de ler e ouvir a respeito da igreja verdadeira. Ela existe, e está sendo esquecida por ela mesma. PAZ

  • É muito triste ver a igreja que o Senhor Jesus defende e que deu Sua própria vida ,está passando por esse momento critico, momento de perigo! As vésperas do seu arrebatamento. A distração tem sido a grande causa e até mesmo uma grande inimiga,levando-a, a se esquecer do ” Seu Autor e Consumador”. D’Aquele que pode todas as coisas e que nada é impossível para Ele. Que o Espírito Santo de Deus possa soar a trombeta no coração da Sua Igreja.

  • Vladimir, Você tem toda razão. Ei de corrigir isto num post futuro. Há muitos cristãos sedentos, verdadeiros, cujos pastores são pessoas dedicados ao Nosso Senhor Jesus Cristo, de todo coração. Em meio ao Babel que, hoje, vemos montado em nome de Jesus, há redutos de luz e comunidades de paz. Obrigado por esta palavra tão oportuna. Meu post não teve como objetivo ser uma isca de “ibope”. Sempre tento avisar outros dos perigos de sensacionalismo. Será que errei? Vou pensar muito sobre isto. Meu lamento foi de coração. Creio que a seriedade da situação da igreja exige umas chamadas mais dramáticas, e fundadas nas Escrituras. Em todo caso, obrigado.

  • Bispo Walter eu sei da pureza de seu objetivo ao escrever esse post, quando me referi ao “ibope” que NÓS damos a igreja apostata, eu também me inclui. Sei que o mal precisa ser denunciado para o bem daqueles que estão sendo enganados, assim como a proteção dos que sinceramente buscam a Deus. Eu apenas meio que desabafei “clamando” para que pessoas eloquentes como o senhor, que sabe escrever e falar de maneira clara e coerente também compartilhe conosco da beleza da verdadeira Igreja. Tenho visto ao longo dos meus 25 anos de evangelho algumas pessoas que por alguma razão (real ou não, não sei) se decepcionaram com a “igreja institucionalizada” , e hoje não querem saber de “igreja”, tentando seguir e servir a Jesus isoladas ou em comunidades de pessoas que como elas também compartilham do mesmo sentimento. Sentindo orgulho por não estarem vinculadas a nenhuma igreja, porque colocam todos no mesmo nível, sem se darem conta de que estão cometendo injustiça. E o pior, seguindo lideranças enfermas e doentes da alma. Bispo Walter, conheço bem suas convicções, pois sou leitor de seus livros, posts e ouço pelo site da ICNV suas mensagens. Isso faço, porque são palavras firmadas nas Escrituras Sagradas e tem alimentado tanto a minha alma quanto meu intelecto. Obrigado, PAZ.

  • Obrigado. Mas, ainda está anotada a necessidade de compartilhar o que há de bom, também. Aliás, acabei de gravar um Mosaico Cristão com o Pastor Renato Vargens, e que vai ao ar no início de Abril, que fala do que há de bom e de ruim na igreja. Acho que vai gostar.
    Na paz.

  • realmente estamos no fim existem inumera igreja adultera nao e so a catolica nao temos varias como a universal mundial quando eu era crianca eu eu via o silas malafaia um homem de deus mas meus olhos se abriram